22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Mesmo em bandeira amarela, cuidados com covid-19 devem ser mantidos

Secretário de Saúde afirmou que o alerta deve continuar pois o vírus tem ritmo próprio. A maior circulação de pessoas colabora para aumento da contaminação

where-did-the-coronavirus-come-from-what-we-already-know-is-troubling-

Bandeira verde flexibilizaria ainda mais as restrições (Foto: Reprodução/Istock)

Os novos casos e o registro de mortes em decorrência da covid-19 estão em tendência de queda em Guarapuava. Há 10 dias o município está em bandeira amarela. Entre os dias 3 e 12 de julho, a média de novos casos ficou em 31,8. Em 15 de junho, este número chegou a 205. Entretanto, a Saúde alerta que as medidas sanitárias devem continuar por parte da população.

O boletim diário da Secretaria de Saúde aponta que o município está na pontuação dois da bandeira. A possibilidade de que até o fim desta semana seja alcançada a bandeira verde é tida como um alerta. Isso porque haveria maior flexibilização, e como resultado, maior o número de circulação de pessoas e também do vírus.

O secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires, destacou que a queda nos números é a soma de um conjunto de ações, da população e das autoridades, somada a chegada da vacina. Entretanto, frisou que a pandemia não acabou.

Durante estes 16 meses de pandemia, aprendemos que fazer projeções é fundamental, porque nos permite algum grau de preparação. Contudo, aprendemos também que o vírus tem um ritmo próprio, avançando e recuando conforme diversas variáveis, que nos mantém em constante estado de alerta. Nossos números têm permanecido estáveis, mas é importante frisar que a pandemia infelizmente não acabou e que flutuações ainda vão ocorrer.

BOLETIM

O último boletim da Saúde, confirmou 11 novos casos da infecção nessa segunda (12). Nestes 10 dias em que a bandeira amarela está vigente, o dia com maior número de novas confirmações foi sábado (10), quando 59 pacientes tiveram resultado positivo. Além disso, ontem (12), houve a confirmação de uma morte, ocorrida no dia anterior.

Desse modo, o município contabiliza 23.381 casos positivados e 562 mortes desde o início da pandemia. Ainda conforme a Secretaria, 22.501 já se recuperaram e outros 11.977 tiveram resultado negativo. O número de ativos também segue em queda. Agora, 318 pacientes continuam sob o status de ativos, o menor número neste ano. Até o fim da tarde de ontem (12), 26 pessoas aguardavam resultado de exames.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.