22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Previsão do tempo

Mesmo entre nuvens, sol volta a aparecer neste fim de semana

O sol vai aquecer o friozinho que deve fazer amanhã com máxima de 15°C. O céu fica nublado no fim de semana. A chuva volta na segunda (6)

98ff8c9e-6353-41a9-82b4-f2d464b84719

Mesmo entre nuvens, sol volta aparecer neste fim de semana (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Se o ditado diz que quem está chuva, é para se molhar, Guarapuava se molhou muito, depois de cerca de uma semana debaixo d’água. Os aguaceiros levaram maio embora e ‘regaram’ o começo de junho. Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), somente entre quarta (1°) e quinta (2), choveu 136 milímetros. Quase todo o esperado para o mês de junho, que era de 156 milímetros.

Diante disso, algumas famílias precisaram de ajuda. Isso porque as águas provocaram alagamentos no município. De acordo com a Defesa Civil, duas equipes prestaram atendimentos em sete bairros com situação crítica. Tais como, Xarquinho, Industrial, Paz e Bem, Jardim das Américas, Vila Carli, Morro Alto e Jordão.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

No Jordão, o rio transbordou e alagou ruas e estradas rurais que dão acesso a propriedade do interior. Por lá, a situação já normalizou. Segundo a Prefeitura de Guarapuava, o rio voltou para o leito e encheu porque a chuva caiu de uma vez só, com cerca de 60 milímetros.

No entanto, a defesa civil atendeu somente um caso, com entrega de lonas, e vão entregar colchão e telhas ainda nesta sexta (3). Também hoje, a equipe da defesa civil percorrerá novamente bairros atingidos para checar a situação dos moradores.

(Foto: Leitor/Portal RSN)

SEXTOU

Mas agora é a vez do sol aparecer, um pouco de vitamina D também cai bem. De acordo com o Simepar, os moradores podem ficar mais tranquilos, as águas devem dar uma trégua e não há previsão de chuva a partir de hoje (3) até domingo (5). As nuvens ainda permanecem no céu.

Mas as baixas temperaturas permanecem, com mínima de 10°C e máxima de 15°C para esta sexta. Já as rajadas de vento chegam a 49 Km/h. Neste sábado (4), a programação também pode ser no sofá com uma bebida quente. As temperaturas não mudam muito. A pouca amplitude térmica fica entre 9°C e 15°C. Além disso, as rajadas de vento podem aumentar, registrando 57 Km/h.

Por outro lado, o domingo (5) reserva um “calorzinho” à tarde, isso porque pela manhã faz 10°C, mas durante o dia os termômetros podem chegar a 19°C. Os ventos diminuem para 44 Km/h, o que pode melhorar a sensação térmica para um passeio no Parque do Lago. Mas não dá para se animar tanto, pois a chuva volta na segunda (6). Um pouco mais fraca, mas com cerca de 7,5 milímetros de volume.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.