Se o ditado diz que quem está chuva, é para se molhar, Guarapuava se molhou muito, depois de cerca de uma semana debaixo d’água. Os aguaceiros levaram maio embora e ‘regaram’ o começo de junho. Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), somente entre quarta (1°) e quinta (2), choveu 136 milímetros. Quase todo o esperado para o mês de junho, que era de 156 milímetros.
Diante disso, algumas famílias precisaram de ajuda. Isso porque as águas provocaram alagamentos no município. De acordo com a Defesa Civil, duas equipes prestaram atendimentos em sete bairros com situação crítica. Tais como, Xarquinho, Industrial, Paz e Bem, Jardim das Américas, Vila Carli, Morro Alto e Jordão.
No Jordão, o rio transbordou e alagou ruas e estradas rurais que dão acesso a propriedade do interior. Por lá, a situação já normalizou. Segundo a Prefeitura de Guarapuava, o rio voltou para o leito e encheu porque a chuva caiu de uma vez só, com cerca de 60 milímetros.
No entanto, a defesa civil atendeu somente um caso, com entrega de lonas, e vão entregar colchão e telhas ainda nesta sexta (3). Também hoje, a equipe da defesa civil percorrerá novamente bairros atingidos para checar a situação dos moradores.
SEXTOU
Mas agora é a vez do sol aparecer, um pouco de vitamina D também cai bem. De acordo com o Simepar, os moradores podem ficar mais tranquilos, as águas devem dar uma trégua e não há previsão de chuva a partir de hoje (3) até domingo (5). As nuvens ainda permanecem no céu.
Mas as baixas temperaturas permanecem, com mínima de 10°C e máxima de 15°C para esta sexta. Já as rajadas de vento chegam a 49 Km/h. Neste sábado (4), a programação também pode ser no sofá com uma bebida quente. As temperaturas não mudam muito. A pouca amplitude térmica fica entre 9°C e 15°C. Além disso, as rajadas de vento podem aumentar, registrando 57 Km/h.
Por outro lado, o domingo (5) reserva um “calorzinho” à tarde, isso porque pela manhã faz 10°C, mas durante o dia os termômetros podem chegar a 19°C. Os ventos diminuem para 44 Km/h, o que pode melhorar a sensação térmica para um passeio no Parque do Lago. Mas não dá para se animar tanto, pois a chuva volta na segunda (6). Um pouco mais fraca, mas com cerca de 7,5 milímetros de volume.
Leia outras notícias no Portal RSN.