Meninas entre 11 e 12 anos de idade podem comparecer nas unidades de saúde em Guarapuava a partir desta segunda feira (10), para a vacina contra o Papilomavírus Humano, conhecido como HPV, causador do câncer de colo de útero.
A meta em Guarapuava é vacinar 4,9 mil meninas, segundo levantamento realizado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde em todas as escolas do município, públicas e particulares.
Segunda a diretora da divisão, Chayane Andrade Ternopolski, a primeira dose será aplicada em março, a segunda em setembro e a terceira apenas daqui cinco anos. “Será enviada uma autorização prévia aos pais informando sobre a ação e explicando mais sobre a vacina. Em seguida, cada escola agenda um dia para que as alunas recebam a primeira dose”. Segundo ela, as unidades básicas de saúde serão responsáveis pela distribuição da segunda e da terceira dose. “O objetivo da vacinação é gerar uma imunidade coletiva, reduzindo a transmissão mesmo entre as pessoas não vacinadas”.
A vacina possui apenas uma contraindicação que é a aplicação em meninas que estejam grávidas. Caso a adoelscente engravide após o início da aplicação, as próximas doses serão administradas após o período pós-parto.
Chayane alerta que, apesar da imunização, as meninas ainda devem realizar o exame preventivo contra o câncer de útero regularmente, utilizar camisinha em todas as relações sexuais e realizar o controle do tabagismo, como forma de minimizar o risco de câncer de colo do útero.