22/08/2023



Em Alta Guarapuava Segurança

Miguel Nicolau Junior pode atuar junto à defesa de ‘Vermeio’

Família do casal assassinado ainda não constituiu advogado criminal. Por ora, a preocupação é com os quatro órfãos

Rodrigo Neumman Pires, vermeio (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O criminalista Miguel Nicolau Junior confirmou que encontra-se em tratativas para auxiliar na defesa Rodrigo Neumman Pires. O caminhoneiro, também conhecido como ‘Vermeio’, encontra-se preso por ser ‘réu confesso’ no duplo homicídio contra o casal Edineia e Vanderlei. Preso em flagrante, em depoimento na Polícia Civil, ele disse que ‘estava com a cabeça quente’ após agressão sofrida numa loja de conveniência em Guarapuava.

Com a advogada Simone Abrão, constituída pela família, conforme disse Miguel Nicolau ao Portal RSN, ele deve auxiliar a titular no caso. O nome do criminalista veio à tona, após circular o áudio de uma conversa entre ele e um amigo do caminhoneiro. Ambos, conforme o criminalista, se encontraram num supermercado da cidade quando houve a gravação do áudio.

“Eles me procuraram e estamos fazendo as tratativas junto com a advogada”. Antecipadamente, Miguel Nicolau Junior, avalia que houve despreparo por parte do casal de vítimas ao agredir fisicamente o caminhoneiro. “Há uma sequência de erros ali. Rodrigo é caminhoneiro, tem uma educação rude e ao ser agredido agiu em violenta emoção”.

Casal assassinado (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

De acordo com uma amiga do casal de vítimas, a família é “muito humilde” e não tem condições de arcar com honorários. “A nossa preocupação no momento é com as crianças que ficaram sem família, sem lugar pra morar”. Hoje os quatro filhos de Edineia e Vanderlei estão com a avó paterna. “Constituímos uma advogada pra cuidar dessa questão. A questão criminal ainda estamos tratando”.

Colegas de trabalho do casal Edineia e Vanderlei começaram a semana tratando de coisas práticas. Um dia após o sepultamento de ambos, nessa segunda (25), foi dia de encaixotar utensílios, arrumar móveis. “Como eles moravam pagando aluguel, a dona já pediu o imóvel no domingo mesmo. Então estamos tratando disso também”.

DEPOIMENTO

Após o duplo assassinato, qualificado por motivo fútil e impossibilidade de defesa das vítimas, imagens gravadas em vídeo tomaram conta das redes sociais. Há várias versões para o caso. Em áudio gravado em encaminhado num grupo de whatsApp, ‘Vermeio’ detalha desde o início dos fatos. Imagens de um circuito interno instalado na loja de conveniência captaram o momento da agressão do caminhoneiro em frente ao banheiro.

(Imagem: Reprodução/Vídeo/Redes Sociais)

De acordo com informações de uma segurança, ‘Vermeio’ estava ‘cheirando cocaína’ numa mesa. “A Edi pediu pra ele parar e foi xingada com palavrões. O Vanderlei ouviu, houve discussão e as agressões em defesa da mulher dele [segurança]”. Há imagens que mostram essas cenas. O caminhoneiro nega o consumo de droga e diz que estava bêbado. Outras imagens mostram o momento em que ‘Vermeio’ retorna e atira várias vezes contra o casal. De acordo com o Código Penal, a pena prevista para os crimes é de 12 a 30 anos de prisão.

O caso ganhou repercussão nacional. O programa ‘Brasil Urgente’ da Band Paraná divulgou parte do depoimento do caminheiro à polícia. Ele nega, por exemplo, que falou que o casal tinha decretado a pena de morte ao agredi-lo. No entanto, confirma que a gravação em áudio onde faz essa afirmação, entre outras, foi feita por ele.

Nessa mesma reportagem da Band, o delegado Alysson de Souza, chefe da 14ª Subdivisão Policial, disse que vai ouvir o dono do estabelecimento pra ver quais das versões é verdadeira.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo