22/08/2023
Saúde

Ministério da Saúde libera Tamiflu para paciente que não é de risco

imagem-7478

O Ministério da Saúde deverá introduzir, nos próximos dias, uma mudança no protocolo para o tratamento de pacientes com gripe suína. Os médicos poderão receitar o medicamento contra a doença, o Tamiflu, também para pacientes que não se enquadram nos casos previstos no atual grupo de risco – síndrome respiratória grave ou com algum fator de risco, como cardiopatia e gravidez. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Gerson Penna, a orientação da pasta está mantida, mas foi aberta a possibilidade de o médico decidir iniciar tratamento em casos excepcionais.
A mudança no protocolo é a terceira orientação do ministério em relação ao tratamento da Influenza A (H1N1). Em um primeiro momento, orientava-se medicar todos os pacientes com suspeita ou confirmação laboratorial da gripe. No final de junho, o ministro José Gomes Temporão anunciou a restrição do remédio a pacientes com fator de risco ou em estado grave.
Na última quinta-feira, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo (RS), anunciou que não iria seguir o protocolo do Ministério e passaria a ministrar o Tamiflu também em outros casos, além dos pacientes do grupo de risco.

Fonte: Terra

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.