O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou o fim da tarifa extra para consumidores de energia. Dessa forma, a partir do dia 16 deste mês a conta de luz não terá acréscimo. A bandeira de escassez hídrica estava em vigor desde setembro do ano passado. A taxa extra gerava um acréscimo de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Conforme o presidente Jair Bolsonaro a conta de luz terá redução de cerca de 20%. A aprovação da tarifa ocorreu em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. No Brasil, as usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica. De acordo com o Governo Federal, o país teve a pior seca em 91 anos.
Em nota oficial, o (MME) esclareceu que em 2021 o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Por fim, já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica terminaria no fim deste mês, mas a medida anunciada antecipa a redução em cerca de 15 dias. Sendo assim, a perspectiva do governo é de que a bandeira verde vigore até o fim do ano.
Leia outras notícias no Portal RSN.