22/08/2023



Brasil Política

Ministro da Transparência pede demissão após criticar Lava Jato em conversa gravada

imagem-112501

Da Redação com HuffPost Brasil

Brasília – O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, pediu demissão nesta segunda feira (30) após ter sido alvo de gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Presidência da República.

Em sua carta de demissão, Silveira classificou as acusações contra ele como "insólitas". "Não há em minhas palavras nenhuma oposição aos trabalhos do Ministério Público ou do Judiciário, instituições pelas quais tenho grande respeito", afirmou.

O ministro, que deveria lutar pela transparência do governo e pelo prosseguimento da Lava Jato, foi gravado na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB, criticando a própria operação, que investiga crimes de corrupção na Petrobras.

Na época, Fabiano era ainda conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e foi indicado ao cargo pelo próprio Renan Calheiros. Nos áudios divulgados pelo Fantástico, o atual ministro faz críticas à condução da Lava Jato pela Procuradoria e também dá conselhos e consultorias aos investigados na operação.

Silveira é o segundo ministro do governo Temer a cair em pouco mais de duas semanas. No último dia 23, Romero Jucá se afastou do cargo de ministro do Planejamento após gravações em que ele fala sobre um "pacto" para frear a operação que investiga crimes de corrupção na Petrobras terem sido divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo