O delegado federal José Alberto Iegas, que já atuou em Guarapuava, não será o novo secretário da Segurança Pública do Paraná. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira (24) durante reunião com o governador Beto Richa, em Brasília. O nome de Iegas foi vetado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso alegando que a Polícia Federal possui critérios técnicos para não liberar policiais que ocupam cargos de diretoria.
Iegas tinha sido escolhido pelo governador para susbtituir Cid Vasques. Beto Richa chegou a anunciar o nome do delegado na quarta feira (19).
“Lamentavelmente não consegui a liberação do diretor de Inteligência da Polícia Federal, José Alberto Iegas. É reconhecidamente um grande nome, tecnicamente muito qualificado”, afirmou Richa, ao sair da reunião com o ministro, segundo divulgou a Gazeta do Povo.
“Vamos atrás [de um novo nome]. Fui pego de surpresa. O próprio delegado Iegas já tinha sinalizado favoravelmente ao nosso convite. De repente não houve a liberação”, lamentou Richa à GP.