Curitiba – O secretário da Saúde, Gilberto Martin (foto) informou que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, virá ao Paraná na próxima terça-feira (4) quando anuncia investimentos para reforçar a assistência à saúde dos pacientes com a nova gripe. Ainda não é possível informar quanto será investido nesta fase. O anúncio será feito pelo ministro, que também repassará a programação de implantação das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA 24h) no Estado, afirmou o secretário.
O acerto feito entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde também vai ao encontro das iniciativas que a própria Secretaria Estadual da Saúde já vem adotando no Paraná. Já disponibilizamos 50 conjuntos de instrumentos compostos por um monitor, um oxímetro e um respirador, que poderão ser adaptados em leitos de cuidados intermediários. Enviaremos estes equipamentos para os hospitais que tiverem a maior demanda, começando pela Grande Curitiba e por Foz do Iguaçu, disse Martin.
O secretário informou também que mais 300 leitos gerais serão colocados à disposição para absorver a demanda nesta fase. Nossa preocupação agora é com a rede de assistência. Temos mais de 2 mil postos de saúde nos 399 municípios do Paraná e 1.672 equipes de saúde da família preparadas para realizar o primeiro atendimento aos doentes e um hospital em cada uma das 22 Regionais de Saúde, além dos quatro hospitais de referência para atender os casos graves, enfatizou.
Além disso, o governador Roberto Requião já havia antecipado na terça-feira (28) que o Governo do Estado poderá utilizar as estruturas do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, em Curitiba, e do Hospital Infantil de Campo Largo, que será inaugurado em breve, como apoio na assistência aos pacientes com complicações da nova gripe.
O secretário ressaltou ainda que a preocupação com a assistência é para evitar que mais pessoas morram em consequência do agravamento da doença. Estamos focados na assistência para evitar as mortes, porém temos a clareza que a maioria dos casos confirmados tem quadro leve de gripe e se recupera bem, complementou.
O secretário também reforçou que a medida da suspensão do início das aulas tem como objetivo tranquilizar a comunidade, uma vez que outras instituições no Estado e no País já estavam adotando a medida. Esta situação acabava por gerar desencontro de informações e apreensão na população, disse.
Para ele medidas como a suspensão de aulas não altera o comportamento da doença, apenas torna lento o processo de transmissão. O enfrentamento desta pandemia é uma travessia de longo curso, pois teremos a vacina disponível no Brasil apenas em março de 2010. Até lá as medidas de prevenção e assistência são as melhores maneiras de conter a epidemia, disse.
UPA – As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.
(AEN)
Cotidiano
Ministro vem ao PR anunciar reforço para atender pacientes da nova gripe
- Por Cristina Esteche
- 31/07/2009