Cascavel está recebendo uma das obras mais esperadas pelos moradores da Região Oeste do Paraná, a modernização do Aeroporto Coronel Adalberto Mendes da Silva deve ser um marco para o Estado. Os trabalhos feitos já ultrapassaram 95% no terminal de passageiros e 75% no pátio de aeronaves, inclusive com a instalação de dois fingers, que são pontes de acesso às aeronaves. A inauguração deve ser nos próximos meses.
Além disso, vale lembrar que Cascavel é um dos principais polos regionais do Paraná. Desde 2016 conta com Região metropolitana e abrange uma área com 24 municípios e cerca de um milhão de habitantes. Assim, a modernização do aeroporto beneficia a prefeitura, o Governo do Estado, o governo federal, o setor empresarial, cooperativismo agroindustrial e a Itaipu Binacional.
Segundo o o governador Ratinho Junior, a revitalização do aeroporto vai atrair mais investimentos para a Região. “Isso se soma ao vetor de exportação pela BR-277, a modernização do Trevo Cataratas e a expansão da atividade na malha férrea administrada pela Ferroeste. Com isso, o aeroporto vai ajudar o Paraná a crescer nos próximos anos”.
EMPREENDIMENTO
A obra envolve mais de dez contratos e R$ 38 milhões. O Governo do Estado participou disponibilizando recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), administrado pelo Paranacidade e pela Fomento Paraná. Além disso, conta com recursos federais a fundo perdido de R$ 2,3 milhões, da Itaipu Binacional e verba municipal. Cerca de 80 funcionários foram empregados diretamente ao longo do último ano.
Para o prefeito Leonaldo Paranhos, o novo aeroporto vai conectar o Oeste com o mundo. “A obra é um sinal de esperança para a retomada do país. Os empresários saem e chegam com expectativa de fechar novos negócios, acelerar o crescimento a partir do segmento agropecuário, mas também industrial e turístico, dada a proximidade com Foz do Iguaçu. O novo aeroporto vai ajudar a puxar esse novo País no segundo semestre”.
O aeroporto de Cascavel tem voos com destino a Curitiba, Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Porto Alegre, em operações das companhias Gol e Azul.
Leia outras notícias no Portal RSN.