O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal, em pronunciamento durante visita à estrutura da Unicentro, campus Santa Cruz, em Guarapuava, afirmou hoje, quinta-feira (22), que o momento das universidades estaduais não é de expansão, é de estabilização. “Sabemos das necessidades das universidades e de nada adianta virmos aqui e prometermos o que não poderá ser cumprido. Se fizermos isso, a decepção será maior nos próximos meses”, afirma o secretário.
Segundo Alípio Leal, o governo do Estado está trabalhando desde o início do ano para equilibrar as finanças e conseguir destinar maiores valores para novos investimentos. “A folha de pagamento do Paraná está comprometendo, devido à irresponsabilidade do governo anterior, 62% do orçamento mensal. Ou seja, os gastos com pessoal ainda estão impossibilitando a realização de novos investimentos. O que posso assegurar é que há um compromisso entre todos os secretários e o governador, através de um contrato de gestão, de reduzir em 15% os gastos do Estado. Não é corte de orçamento, é contenção de despesas que podem ser minimizadas. Com isso, estamos ganhando fôlego para projetar os novos investimentos para um futuro próximo”, enfatizou o secretário.
Conforme o secretário, outra possibilidade que o governo do Paraná está colocando em prática é o trabalho em rede entre todas as universidades estaduais. “Não abrimos mão, em hipótese alguma, do trabalho em rede entre as universidades estaduais. Qualquer conversa sobre federalização ou privatização das estaduais está completamente descartada. O que estamos fazendo é colocando elas (as universidades estaduais) em rede. Ou seja, as discussões são coletivas e o que está dando certo em uma instituição será aplicada também em outra. Buscamos uma uniformização entre as atividades das universidades, destacando sempre a excelência em suas ações. Com isso todos sairão ganhando”, explica Alípio.
IFPR
Ainda em seu pronunciamento, o secretário alfinetou o projeto de criação dos Institutos Tecnológicos (IFPR) por parte do governo federal. “Nós estamos encontrando dificuldades em administrar uma universidade, com a implantação dos Institutos Tecnológicos, que no fundo são universidades disfarçadas com outro nome, esses problemas serão aumentados, pois serão mais estudantes necessitando direta e indiretamente do trabalho do Estado. Seria muito melhor que o governo Federal contribuísse para a melhoria das estruturas já existentes do que criasse novas instituições”, disse Alípio.
Unicentro
Na manhã de hoje o secretário visitou a estrutura do campus Santa Cruz e da Cedeteg, em Guarapuava. À tarde, Alípio Leal, acompanhado do reitor Vitor Hugo Zanette e do vice-reitor Aldo Nelson Bona, estará em visita ao campus da Unicentro em Irati.
A visita do secretário faz parte do roteiro de encontros que está sendo cumprido em todas as instituições de ensino superior do Paraná.