22/08/2023
Cotidiano

Monge africano visita o Kundun Balê

imagem-25623

O monge Dada Pavananada, da Associação Intuitiva Ananda Marga sediada na Índia, encontra-se em Guarapuava onde permanece até o final desta semana.

Após 15 anos longe do Brasil, o monge que hoje reside na Zambia (África), passou o final de semana na Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha. Técnicas de ioga, meditação e os benefícios da alimentação vegetariana foram repassadas pelo africano aos integrantes da Companhia de Música e Dança Afro Kundun Balê. Dada Pavanananda também repassou informações sobre o local onde vive.

A relação com o monge com guarapuavanos é estreita. Foi ele quem ajudou a fundar o Grupo Utamaduni na década de 90 em Curitiba e que tinha como diretor o educador Orlando Silva, hoje coordenador do Kundun Balê.

"Todos os ensinamentos que hoje sei sobre a África aprendi com o Dada e ele retorna ao Brasil num momento muito especial para o Kundun", comemora Orlando Silva.

"Sempre sonhamos em conhecer o Dada, pois sabemos da sua história cultural no Brasil. A contribuição que nos dá nessa semana em que vai passar conosco vai ser muito proveitosa", afirma Michele Dandara Ribeiro, bailarina do Kundun Balê.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.