22/08/2023



Cotidiano Região

Monumento São João em Prudentópolis recebe Plano de Manejo

O monumento destaca-se pela beleza cênica formada pelo conjunto do rio com a formação do salto, cânion, paredões e vegetação nativa

traiano

Monumento Natural São João é uma das atrações turísticas de Prudentópolis (Foto: IAT)

O Monumento Natural Estadual Salto São João, em Prudentópolis, já tem um Plano de Manejo. O documento que agrega normas para utilização e proteção dos atrativos foi entregue nesta quinta (15). Conforme a Secretaria de Estado do Turismo, o projeto elaborado pelo Instituto Água e Terra (IAT) e entregue pelo secretário, Márcio Nunes, contém duas particularidades que se destacam. Uma delas é a definição correta da área de 41,50 hectares. A outra passa pela identificação de sítios arqueológicos ao redor, até então  sem identificação.

Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, o prefeito Osnei Stadler e o vice-prefeito, Evaldo Hofmann Junior.

Criado em 23 de dezembro de 2010, pelo Decreto Estadual nº 9.108, o monumento, é uma Unidade de Conservação do grupo de proteção integral. Entretanto, fica aberta à visitação, sob gestão do Instituto Água e Terra.

Deputado Ademar Traiano (presidente da Alep), Marcio. Nunes (Secretário de Turismo), prefeito Osnei Stadler e o vice-prefeito Evaldo Hofmann Junior

De acordo com o IAT, o monumento destaca-se pela beleza cênica formada pelo conjunto do rio, com a formação do salto. Surgem aí o cânion, paredões e exuberante vegetação nativa. A paisagem é marcada com um imponente cânion de encostas íngremes e vales profundos. Lá podem ser observados afloramentos rochosos, por onde corre o rio São João depois de estabelecer percurso de padrão sinuoso com curvas irregulares.

CARACTERÍSTICAS

De acordo com  a descrição do IAT, o principal afluente é o rio da Anta Gorda. Ao desembocar pela margem esquerda da unidade de conservação, contribui com expressivo volume de água no rio São João. Chega ao topo do paredão para então, de lá, despencar em cachoeira, conferindo rara beleza ao cenário local.

Salto São João em Prudentópolis (Foto: IAT)

Conforme a formação, o poço formado pela queda-d’água possui cerca de 60 metros de diâmetro, profundidade desconhecida. Cercado pelos íngremes paredões rochosos onde encaixa-se o rio São João no curso do salto.
Conforme o IAT, a região de Prudentópolis apresenta clima temperado sem estação seca e verões frescos. Há também zonas de clima subtropical com chuvas bem distribuídas durante o ano. Entretanto, com verões quentes, temperatura médias de 18 a 20°C e precipitação anual de 1600 a 1800 mm.

De acordo com o Instituto, a UC está situada no contexto hidrográfico da bacia do rio São João. A partir da confluência com o rio dos Patos, forma o rio Ivaí. Este possui a maior bacia de drenagem integralmente inserida no estado. E deságua na margem esquerda do rio Paraná. Entretanto, as características de relevo acidentado da bacia fazem com que o rio São João apresente diversos locais de saltos e corredeiras em seu curso.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo