*Reportagem com vídeos
Moradores do bairro dos Moreira, que fica na área rural de Prudentópolis pedem a manutenção de um trecho da estrada que liga Morro Alto de Perobas a Macacos. De acordo com as cerca de sete famílias que moram na Região, faz dois anos que máquinas fizeram a manutenção. “Há anos pedimos cascalho de três quilômetros e alargamento da estrada”.
Conforme Matheus Kurlhak, os avós moram na localidade há mais de 30 anos. Em dias de chuva ir para a cidade só é possível a pé. “De carro sem chance. Porém meu avô de 78 anos pega a enxada e sai arrumando a estrada. Ele tapa buracos e o que tiver ao alcance dele. Já imaginou um idoso que poderia aproveitar para descansar em casa, ter que ficar arrumando estrada para poder sair em uma emergência?”
VIA IMPORTANTE
Desta forma com chuva é necessário dar a volta pela Comunidade de Macacos até Perobas. E isso aumenta a distância em 10 quilômetros, segundo o neto do morador. De acordo com Kurlhak, a estrada é usada para escoar a produção agrícola das famílias, além do transporte de animais. E também é principal ligação dos moradores entre as comunidades, e também para chegarem até a cidade.
“Já fui atrás pedir a manutenção este ano cinco vezes. E até agora nada, um passa para o outro e falam que vão arrumar. Também há vários pedidos protocolados pelos meus tios, mais sem resultado”. De acordo com ele, a má conservação da estrada rural ainda prejudicaria o transporte de alunos. “Esta estrada é usada também para os alunos da comunidade para irem à escola. Muitas vezes deixam de ir para a aula pois não conseguem ir até a escola”.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E OBRAS
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Prudentópolis, a Secretaria de Planejamento e Obras informou que vai averiguar a situação relatada ao Portal RSN pelos moradores.
“A Secretaria de Transportes e Infraestrutura de Prudentópolis informa que estará averiguando a situação nos próximos dias nas Regiões de Linha Perobas, Morro Alto de Perobas e Macacos, para analisar as necessidades. Ainda explanamos que a Secretaria está ciente da situação, porém, após dias de chuvas que o município teve recentemente, está realizando manutenções nas estradas onde o transporte escolar é utilizado diariamente. Agradecemos a compreensão e ficamos a disposição para demais esclarecimentos”.
CAMINHÃO ATOLADO
Por fim, nessa quarta (27), um caminhão atolou e acabou retirado com a ajuda de um trator.
Leia outras notícias no Portal RSN.