Por Luiz Carlos Knuppel Junior
Moradores da Vila Bela culparam um supermercado da região pelos estragos causados pelas chuvas no fim de semana. De acordo com alguns moradores, uma horta construída pelo mercado em um terreno que fica no fundo das casas, impediu que a água fosse escoada corretamente, causando inundações.
Revoltadas, algumas pessoas foram até o mercado nesta segunda feira (09) onde foram recebidos pelo proprietário do estabelecimento. De acordo com os manifestantes, não houve acordo e as partes devem buscar as vias judiciais.
Segundo Amauri Dal Pozzo, proprietário do supermercado, a via judicial é a melhor escolha para ambas as partes, pois em um processo necessariamente terá que ser ouvido um profissional capacitado que poderá dizer se ouve ou não culpa da horta na enchente. De acordo com Amauri, se comprovada a interferência da plantação nos alagamentos, as famílias serão indenizadas.
Destruição
No local, o cenário é devastador, com muito barro e móveis e eletrodomésticos, consumidos pela água, amontoados nas calçadas. De acordo com os moradores a água chegou a um metro dentro das casas.
Selmira Euzébio Alves mora no local há 40 anos e disse que nunca viu algo parecido. Na casa dela a água destruiu móveis, roupas, eletrodomésticos e outros objetos. A dona de casa, que cuida da mãe cadeirante, conta que perdeu tudo e espera a ajuda de amigos e parentes de Curitiba para recuperar a casa.
Na casa de Janete Lulek, quase todas as roupas foram levadas pela enxurrada. Segundo Janete, a água invadiu a casa muito rápido e em questão de minutos tudo já estava destruído. “Quando dei por mim a água já havia tomado conta e só consegui sair carregada pelos bombeiros” conta.