Um novo decreto, que entra em vigor nesta sexta (11), derruba a obrigatoriedade do uso de máscaras em prevenção à covid-19 em Irati. A medida vale tanto para ambientes abertos, como fechados. O anúncio foi feito pelo prefeito Jorge Derbli, nessa quinta (10), durante uma live.
Desse modo, o município se adianta ao Governo do Paraná, que ainda analisa a liberação em ambientes externos. Isso porque um projeto que trata da flexibilização está em análise na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e pode entrar em votação na próxima terça (15). Contudo, de acordo com a Sesa, a liberação – caso ocorra – será apenas para locais fechados.
Em Irati, o uso passou a ser facultativo, depois da redução de casos da doença. Na quarta (9), o município registrou 18 diagnósticos. De acordo com o prefeito sobre uso da proteção, a troca de máscara deveria ocorrer a cada três horas. “Mas não é isso que acontece. As pessoas não trocam como fala o protocolo”.
Entretanto, de acordo com Derbli, a vacinação precisa continuar para evitar o contágio. Mais de cinco mil crianças, ainda não receberam a imunização em Irati. Na semana passada, o setor de epidemiologia divulgou que mais de 13 mil pessoas deixaram de tomar a dose de reforço.
UNICENTRO IRATI
Por fim, diante do novo decreto municipal que torna facultativo o uso de máscaras em ambientes internos e externos, a Unicentro emitiu um comunicado informando que mantém a obrigatoriedade do uso de máscara no Campus Irati.
A Reitoria e a Direção do Campus de Irati da Unicentro comunicam que será mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras no Campus de Irati. Mesmo com medida municipal diferente, o uso de máscaras será mantido devido às regulamentações do Governo do Estado, bem como de órgãos oficiais de Saúde. Qualquer mudança nos critérios de biossegurança utilizados na Unicentro, durante a pandemia, será informada pelos canais oficiais de comunicação da Instituição.
(*Com informações do Portal Clique)
Leia outras notícias no Portal RSN.