22/08/2023
Cotidiano

Moradores do Jardim das Américas celebram pacto pelo desenvolvimento

imagem-26349

O último sábado (21), foi um dia para celebrar o envolvimento de comunidade e parceiros no processo de desenvolvimento do Jardim das Américas, em Guarapuava. Além de festa, música e prestação de serviços, o evento, chamado de pacto pelo desenvolvimento, uma das etapas de implantação das Redes de Desenvolvimento Local, serviu para apresentar o trabalho feito pelos moradores e as primeiras ações agendadas visando melhorar o bairro. "Até então não conhecia (a proposta). Moro no Jardim das Américas há 20 anos e até agora não tinha visto nada assim para melhoria do bairro, só promessa. Eu quero que meu bairro melhore em tudo porque é discriminado na cidade. A esperança renovou em mim e com certeza em muitos moradores que moram aqui, que alguma coisa boa está vindo em frente pra nós. Agora sou mais uma participante dessa rede porque vale a pena. Nós vamos levar adiante. Tenho certeza que as outras famílias vão se engajar mais ainda nesse desenvolvimento que vai acontecer se Deus quiser no nosso bairro", disse a moradora Eva Batista. 
 
Por meio da metodologia, que é fomentada na localidade e em diversas outras no Estado pela Rede de Participação Política – iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) -, a comunidade do Jardim das Américas já tem um projeto de desenvolvimento pensando nos próximos 10 anos do bairro, que é um dos mais carentes do município. O principal a partir de agora, segundo o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho, é que o projeto saia do papel. Ele ainda reforça que nem tudo que significa desenvolvimento precisa vir do poder público. "Algumas soluções são simples e passam por pequenas ações dos moradores. A ideia é que o cidadão assuma o protagonismo do desenvolvimento local".
 
Na opinião do secretário de Habitação e Urbanismo de Guarapuava, Francisco Andreata, a mobilização dos cidadãos em rede contribui na gestão municipal. "Isso sem dúvida contribui para que o poder público possa fazer o seu planejamento baseado na expectativa da comunidade que é que precisa ser atendida mesmo. Vejo isso como um ganho muito importante para a comunidade que vem se organizando, participando do processo e demonstrando suas necessidades e nós só podemos louvar a iniciativa do Sesi", observou o secretário.
 
O gerente regional do Sesi/Senai de Guarapuava, Tede William Gomes Camacho, destacou a importância de se estimular as redes de desenvolvimento visando o processo industrial da região. "A ideia é que os moradores comecem a entender o papel deles na sociedade. O papel da Rede de Participação Política não é dar o peixe, é ensinar a pescar, não somos nós que vamos trazer coisas prontas. São eles que têm que começar a pensar e o que eles querem fazer. Ajudando essa comunidade a se desenvolver, consequentemente, nós vamos ter pessoas melhores, entusiasmadas, trabalhadores melhores, pessoas com sonho", frisou o gerente.
 
As primeiras ações agendadas pelos moradores da Rede de Desenvolvimento do Jardim das Américas envolvem a limpeza das Ruas Judite Bastos de Oliveira, Mary Thompson e Itararé, estimulando a participação das crianças do bairro, a criação de um campo de futebol, além da realização de palestras sobre higiene e saúde, educação e o trabalho policial. "A participação dos moradores é parte fundamental. Faz anos que moro aqui e a gente espera que daqui a 10 anos esteja bem mais evoluído, ainda mais com parceria de Sesi, Fiep, entidades e órgãos públicos", reforça a moradora, Eunice Martins Pires.
 
No final do mês de março, cerca de 30 moradores reuniram-se por aproximadamente três horas para realizar um mutirão de limpeza na localidade. A ação foi a primeira realizada e serviu como demonstrativa para divulgar a rede de desenvolvimento do Jardim das Américas. "Nunca teve acontecimentos iguais. A comunidade está passando a ver que as coisas estão acontecendo. Essa parceria nos traz um respaldo e a comunidade tem que participar. Nosso bairro é muito carente, mas com parcerias nós vemos que melhorias podem acontecer e a comunidade está participando", afirmou o presidente da Associação de Moradores do bairro, Luiz Pedro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.