22/08/2023



Geral Guarapuava

Moradores do Paiol de Telhas aprendem como cultivar uma Horta Mandala

imagem-132247

Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – “Temos muitas pessoas interessadas em trabalhar na terra e com essas práticas a comunidade se torna mais sustentável. A Horta Mandala vai beneficiar todos os moradores". Foi assim que Vanessa de Lima, monitora ambiental, formada pelo Projeto Semeando Saberes, definiu a atividade que reuniu os moradores do assentamento quilombola Paiol de Telha, em Guarapuava, nesta segunda feira (24).

Como parte das atividades do Projeto, os agentes ambientes repassaram conhecimento aos moradores ao ensiná-los como desenvolver uma prática de produção sustentável em uma horta mandala.

De acordo com a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Selba Peres Lopes, a oficina é uma oportunidade para ensinar os moradores a trabalhar com um manejo orgânico. “Apesar de estarmos implantando a horta em uma única propriedade, ela vai servir de exemplo para todos os moradores que terão livre acesso ao local e poderão cultivá-la em suas propriedades também”, explica.

A Horta Mandala é uma horta circular, orgânica e de fácil manejo. 

No Paiol de Telhas, o Semeando Saberes também desenvolve outros projetos, como a proteção de nascente e a construção da fossa ecológica. De acordo com bióloga Selba, ainda existe a previsão de implantação de Hortas Mandala no Guairacá, na Vila Rural Maria das Dores e no assentamento Nova Geração.

SEMEANDO SABERES

O projeto Semeando Saberes é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, em parceria com o Fundo Nacional de Meio Ambiente para promover a formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar, por meio da adoção de práticas de produção sustentável e tecnologias sociais. "Com o Semeando Saberes estamos incentivando as comunidades rurais  para que haja sucessão familiar no campo, geração de renda para que o produtor possa se sustentar e responsabilidade ambiental, ou seja, a produção precisa ser sustentável sem danos ao meio ambiente, além do cunho social, que é a integração de toda a comunidade na produção dos alimentos", explica a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Selba Peres Lopes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo