Guarapuava – Em reunião com a vereadora Eva Schran no último domingo, problemas mais apontados encontram-se nas áreas de educação, segurança, urbanização e lazer
Foi a terceira reunião da vereadora Eva Schran com a população. Batendo à porta dos bairros e do interior, Eva iniciou os encontros antes mesmo de ser diplomada vereadora. A proposta é dedicar a agenda do último domingo de cada mês às reuniões, contemplando todos os bairros e comunidades do interior.
Na reunião do bairro Santana, cerca de 70 pessoas estavam presentes. Nossa maneira de fazer política já surgiu diferente e vai continuar sendo assim até o fim do mandato. Prova disso é esta reunião. Queremos ouvi-los e tentar viabilizar soluções, se conseguirmos melhorar alguma coisa no bairro já sentiremos que valeu a pena, disse Eva na abertura do encontro. Isso pode ser um mérito nosso, porém, mais do que isso, é um dever de todo vereador, reforçou.
Em seguida, a advogada e economista Josianne Caldas Kramer, assessora parlamentar de Eva Schran, falou sobre o trabalho do vereador na Câmara. Vamos levar a todas as reuniões exemplos do que é função e o que não é função do vereador, pois muita gente ainda tem dúvidas de como o vereador deve desenvolver seu trabalho, esclareceu. A advogada também explicou a linha de trabalho do mandato de Eva Schran.
Reivindicações
Após serem apresentados 11 itens, como segurança, saúde, educação, os participantes foram separados em pequenos grupos. Cada grupo escolheu cinco áreas que consideram prioritárias para o bairro. Dentro das cinco áreas, os moradores apontaram os três principais problemas de cada uma. Entre as várias dificuldades apontadas por eles, algumas foram citadas de forma unânime. Segundo os moradores, os problemas que mais tiram o sono do bairro estão nas áreas da segurança pública, educação, asfalto e urbanização, lazer e saúde.
Falta policiamento aqui no bairro, há muita burocracia e demora na chegada da polícia, às vezes você faz uma denúncia ou precisa de atendimento imediato e os policiais demoram mais de meia hora pra vir atender, reclamou um morador. O Espaço do Cidadão teria que ser melhor utilizado, pois ali virou até lugar para fazer velórios, porque não tem um local decente aqui no bairro, disse outra moradora.
Na educação, há falta de creches e poucas vagas nas que existem. A gente tem que pagar alguém pra cuidar do filho se quer trabalhar, disse uma moradora. Na saúde, há escassez de médicos especialistas, como neurologista e dermatologista, burocracia e lentidão no encaminhamento de exames. Eu perdi minha própria mãe, de infarto, porque me fizeram tantas perguntas quando liguei para o Samu e demoraram pra chegar. Os vizinhos ajudaram levá-la ao hospital, mas foi tarde demais, desabafou um homem.
No saneamento, falta uma rede de esgoto adequada ao bairro. Na urbanização e asfaltos, ruas em mau estado e falta de calçadas e meios-fios. Terrenos baldios que servem de lixão a céu aberto e ponto de uso de drogas também foram citados. Os moradores não se esqueceram dos cães que perambulam soltos pelas ruas e do transporte público, desejando que haja mais frequência de atendimento e mais horários.
Em meio às reivindicações e observações dos moradores presentes, houve elogios ao atendimento prestado no posto de saúde. Somos bem atendidos ali, os funcionários nos respeitam, declarou um morador. Uma senhora também elogiou os funcionários do posto de saúde, com exceção do horário noturno, quando o atendimento não é bom.
Primeiros passos
Conversas que já vêm sendo feitas há algum tempo culminaram, no encontro com moradores do Santana, em uma reunião marcada para tratar da reativação da associação de moradores do bairro. A entidade, que já chegou a ter 1,3 mil associados, hoje está estagnada e a população agora se mobiliza para retomar os trabalhos, com auxílio técnico da advogada Josianne Kramer, assessora de Eva Schran.
Na ocasião, Priscila Schran de Lima, presidente da Associação de Moradores e Moradoras do bairro Primavera, falou sobre esta entidade. E destacou que é possível trabalhar em parceria e fazer com que isso traga resultados concretos ao bairro, às vezes até mais rápido do que se esperava. Na última terça-feira, já motivada pelo encontro que fez no bairro Santana, Eva Schran se reuniu com o secretário de Saúde, Cícero Antônio Vincentin. A vereadora levou até ele as necessidades daquele bairro e também conversou sobre outros assuntos.