Os moradores do Xarquinho em Guarapuava, vão poder ter a Biblioteca Popular Moacir Gonçalves transformada em um novo complexo de leitura, saber, esporte e lazer. Isso porque o bairro ganhou um projeto de revitalização elaborado pelos acadêmicos de Engenharia Civil do Centro Universitário Campo Real. Além da revitalização da biblioteca, o espaço projetado deve receber quadras esportivas e até pista de skate.
Assim, cada metro quadrado buscou atender uma demanda da comunidade e trazer mais infraestrutura para uma quadra que fica no bairro. A ideia começou com uma demanda antiga da população. O diretor cultural da Associação de Moradores do bairro, Everaldo Fogaça levou o pedido do bairro até um escritório de uma egressa da instituição.
Queríamos um espaço voltado para a comunidade, com uma infraestrutura em torno do terrão, com a biblioteca, arquibancada ecológica, pista de skate, espaço cultural, mesas para xadrez, arborização e etc. Essa já era uma demanda antiga. É importante ter um espaço de lazer, cultura e lazer. O projeto nasceu com o projeto de biblioteca que já desenvolvemos. Mas quando temos um espaço desse, conseguimos trabalhar até mesmo com meninos em situação de rua e de violência. É um espaço acolhedor.
DESAFIO DOS ALUNOS
Como se tratava de um projeto social, a ex-aluna encaminhou a demanda para a professora Bárbara Pergher Dala Costa, que junto com os engenheiros colegiados elaboraram um desafio integrador. De acordo com a professora, cada semestre os alunos devem unir todas as disciplinas em prol de uma causa ou um projeto. Os estudantes precisaram ouvir as necessidades dos moradores e fizeram cerca de 150 entrevistas na comunidade.
Definimos quais eram as necessidades do pessoal e como poderíamos desenvolver na instituição, em função do tempo que tínhamos. Fizemos as entrevistas para entender um pouco do que os moradores precisavam. Nosso desafio era usar 4600 m² tanto para parte esportiva, quanto para a biblioteca. Eles já tem um projeto para playground por parte da prefeitura. Mas nos sugeriram que tivesse também um auditório, com espaço para dança e vestiário. O projeto escolhido pode ainda sofrer alterações.
GRUPO ESCOLHIDO
Então os alunos estavam divididos em oito grupos para desenvolver o projeto. Na última segunda (19), os moradores do Xarquinho puderam votar em cada equipe. Com o total de 86 votos de 140, a equipe 2 foi escolhida como projeto vencedor. Confira algumas imagens do projeto:
O acadêmico Eduardo Neves Lefkum faz parte do grupo vencedor. Ele contou que o projeto inteiro nasceu centrado a partir da biblioteca. Logo depois, os alunos expandiram para planejar outros espaços.
A partir da biblioteca, fomos expandido as linhas de atuação do projeto com atividades esportivas, como quadras de basquete 3×3, vôlei de areia e pista de skate. Assim vimos que o ponto onde tínhamos oportunidade de economia era na biblioteca, ao invés de fazer uma construção no estilo convencional de alvenaria, fizemos a alteração para containers. Além de serem bem mais baratos, viabilizam uma rápida instalação e fácil manutenção, além de permitir a colocação de painéis solares e isolamento acústico.
EXECUÇÃO
Para o projeto sair do papel e se transformar em realidade, a comunidade precisa contar com o apoio dos vereadores para ter acesso aos recursos públicos. Já houve uma reunião com alguns membros da Casa Legislativa para ver a viabilidade do projeto. A previsão é que em setembro ocorra a entrega do detalhamento do projeto de execução. Em seguida, em outubro deve haver a apresentação do projeto na Câmara de Vereadores.
Leia outras notícias no Portal RSN.