Cerca de 170 moradores que vivem nos arredores da Mina Mar Azul em Nova Lima, distante 45 quilômetros de Belo Horizonte (MG), foram retirados da região por determinação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. A informação foi divulgada neste sábado (16) à noite.
De acordo com informações da Agência Brasil, as barragens B3 e B4 pertencem a Vale, que alegou que estão desativadas. A medida de precaução três semanas após o desastre da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), no qual 166 pessoas morreram e 144 continuam desaparecidas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a empresa responsável pela auditoria da barragem “se negou a atestar segurança” e por prevenção as pessoas estão sendo levadas para um outro local. O Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil e a Polícia Militar de Minas Gerais foram acionados.
No total, a evacuação atinge 49 casas que estão na área denominada “plano de emergência”. Segundo os bombeiros, a barragem está no nível 1, mas será modificada para nível 2 em breve, seguindo o protocolo uma vez que a auditoria não atestou a segurança.
Neste sábado (16) a sirene seria acionada, seguindo o previsto no Plano de Emergência, pelo fato da elevação ao nível 2, o que não quer dizer que a barragem rompeu. O acionamento da sirene ocorre devido à elevação ao nível 2 de risco.