Alguns moradores de Guarapuava estão reclamando da sinalização da avenida Sebastião de Camargo Ribas, na Região do bairro Bonsucesso. Isso porque a via possui quatro faixas para o trânsito de veículos, porém as faixas da direita acabam sendo utilizadas como estacionamento, mesmo não havendo sinalização horizontal da vaga, já que a sinalização da via é com faixa branca seccionada.
O Portal RSN entrou em contato com a Prefeitura de Guarapuava para entender essa situação, e a resposta foi de que realmente a avenida tem quatro faixas para transição. Mas como não há placas fazendo a proibição de estacionamento, o uso da via como estacionamento é permitido.
A avenida Sebastião de Camargo Ribas é uma via arterial e com intenso tráfego de veículos. Nesses pontos citados onde não existe uma placa fazendo a proibição ou não tem uma faixa amarela mostrando que ali também é proibido, o estacionamento do veículo é permitido. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, locais onde não existe placas ou sinalização indicando a proibição, é permitido estacionar.
Mesmo assim, Carlos Aberto de 45 anos, conta que usa a via todos os dias para se deslocar ao trabalho e para ir ao comércio local, e percebe que há uma confusão dos motoristas nesse local. “Não existe respeito na via quanto a sinalização, tanto para outros motoristas, quanto para pedestres. E estes são os que mais sofrem, pela dúvida de ser ou não 4 vias”.
SETRAN
O Secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos, relatou que “onde não tem caixa de estacionamento e os veículos não estão estacionados pode ser utilizada pelos motoristas”. Além disso, ele também informou que há um projeto para a avenida Sebastião de Camargo Ribas.
Tem projeto de instalação de um conjunto semafórico no cruzamento da Sebastião com a Castelo Branco e um repetidor para pedestres no cruzamento onde já tem um semáforo.
Essa foi uma outra reclamação de Carlos Alberto, de que não há semáforos no entorno, e que isso prejudica os pedestres. “Meu pai é idoso, ele mora na rua atrás do posto de saúde, para ele ir comprar pão a 100 metros da casa dele, precisa ir de carro. Porque dependendo do horário não consegue atravessar a rua Daniel Cleve esquina com a Av. Sebastião de Camargo Ribas”.
A prefeitura informou que recentemente a avenida passou por algumas obras. Mas que foram somente para melhorias no asfalto e para sinalizações vertical e horizontal da via e da ciclovia.
Leia outras notícias no Portal RSN.