22/08/2023


Geral

Moradores reclamam do horário das sessões da Câmara de Cantagalo

A mudança no horário das sessões da Câmara de Vereadores de Cantagalo, na região central o Paraná, tem gerado reclamações dos moradores do município. Os parlamentares alteraram o horário das discussões, que ocorriam no período da noite, para um horário comercial. O morador Adalvi Muzzolon acredita que as sessões deveriam ocorrer em um horário mais acessível, para que a população possa participar. “Um horário comercial em que todo mundo está trabalhando e não pode participar fica difícil”, diz o vidraceiro.

O novo horário passou a valer em abril deste ano, após uma votação em que oito, dos nove parlamentares aprovaram a alteração do horário das sessões das 19h para às 14h. Antes desta data, as sessões da Casa ocorriam à noite, com o objetivo de incentivar a participação da população nas discussões. Os vereadores alegam que a mudança não traz prejuízos ao município, já que a participação da população nas sessões sempre foi pequena.

“Algumas sessões, quando há o interesse por parte da população envolvido, lota as sessões. Quando não tem um projeto ou algum assunto relevante, a população não participa das sessões”, disse o presidente da Câmara, Estevam Damiani Junior (PRP).

A vereadora Maria Lúcia Monssão (PT), acredita que o novo horário garante a segurança de alguns parlamentares. “Nós temos dois companheiros que são do interior do município, e começaram a acontecer assaltos na nossa região e, por isso, eles vieram nos perguntar se teria alguma objeção em retomar as sessões para as segundas-feiras, às 14h”, explicou.

Além disso, os parlamentares também afirmam que o horário noturno impede que as sessões sejam transmitidas ao vivo pela rádio local, por causa da programação da emissora.  O morador Edson Assis, que frequenta as sessões regularmente, discorda da justificativa dos vereadores. “Você está fazendo outras tarefas e o rádio está ligado, mas não quer dizer que você está prestando atenção. Agora, quando você vem na reunião, fisicamente, você vai prestar atenção no que está sendo feito e você via cobrar muito mais do seu vereador”, afirma Assis.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo