22/08/2023
Obituário

Morre a ex ministra do STJ, a guarapuavana Denise Arruda

A ex ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Denise Arruda, morreu tarde dessa quinta feira (12), em Curitiba, por falência múltipla de órgãos.  O velório da guarapuavana está sendo na capela do Tribunal de Justiça do Paraná.

Denise Martins Arruda foi empossada ministra do STJ em 18 de maio de 2003 e se aposentou em 6 de abril de 2010. Nascida em Guarapuava, em 9 de fevereiro de 1941, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em 1963. Foi advogada e se tornou juíza em 1966. Ingressou no Tribunal de Alçada do Paraná em 1993 e se tornou desembargadora do TJ-PR em 15 de fevereiro de 2002. Foi a primeira mulher da carreira da magistratura a ocupar em caráter efetivo o cargo de desembargadora no Paraná. No STJ, foi a quarta a ocupar o cargo de ministra e a primeira pelo Paraná.

Como afirmou o ministro Nilson Naves, a trajetória de vida da ministra é, sem dúvida, “um exemplo autêntico de dignidade e cidadania; é também uma história notável de convicções e esmero. E mais: é um sinônimo perfeito de paixão pela justiça, virtude suprema e valor universal da alma humana e do Estado".
 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.