22/08/2023
Educação

Morre Hipólito Schneider

Guarapuava perde o "mestre" Hipólito Shneider. O auto-didata em entomologia morreu na madrugada de sábado (8), aos 88 anos de idade, vítima de uma parada cardio-respiratória. Ele estava internado há dias num dos hospitais da cidade. O sepultamento aconteceu na tarde sábado.

Conhecido no meio acadêmico por sua paixão pelos insetos, o mestre Hipólito Schneider mantinha num prédio nos fundos de sua casa. Ele colecionou mais de 100 mil deles cuidadosamente catalogados e registrados em livro à mão, um trabalho de mais de 70 anos.

Em 1997 o acervo foi doado à Universidade Estadual do Centro-Oeste e pode ser visto no Museu de Ciências Naturais localizado no Parque das Araucárias, às margens da BR-277.

A maioria dos exemplares coletados por Hipólito é do Brasil, mas muitas centenas vieram de várias partes do mundo, através de permuta com colegas.
Na última entrevista feita pela RSN com o mestre em janeiro de 2005, enquanto mostrava , ele ia informando, com a maior naturalidade, enquanto dava o nome popular, o científico, e desfilava a família, a sub-família, a espécie, entre outros dados dos insetos, como se estes pertencessem à sua própria família: “Esta borboleta é da Amazônia (da última vez que lá esteve, ele coletou insetos por mais de 40
dias); esta é de Guarapuava, esta outra veio da ilha de Madagascar, e esta da Áustria", contou com detalhes que tinha guardado na memória.
E então revelou algo que certamente poucos sabem: é de Guarapuava a maior borboleta do mundo. Ela foi encontrada pelo coletor federal Osvaldo Saldanha, e entregue ao entomologista, que a classifi-
cou e armazenou. Antes disso, o maior espécime até então conhecido pelos estudiosos era da ilha de
Madagascar, com uma envergadura de 19 centímetros, em sentido transversal. O exemplar encontrado por Saldanha em Guarapuava mede 30 centímetros de envergadura (de uma ponta à outra das
asas), e está cuidadosamente guardado, catalogado como sendo da família das Nuctuidae, da espécie Tysanea Agrippina. É uma borboleta que pode ser encontrada em todo o Brasil, mas segundo Schneider não há exemplar conhecido do mesmo tamanho.
Depois de 2005 a RSN tentou outras entrevistas com o "seo" Hipólito, mas a saúde debilitada já o privada de muitas atividades.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.