22/08/2023



Brasil Cotidiano

Morre o apresentador, ator e cantor Rolando Boldrin aos 86 anos em SP

Boldrin se consagrou como um dos principais nomes do sertanejo do Brasil. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia dois meses

ROLANDO

Rolando Boldrin morreu aos 86 anos em SP (Foto: Divulgação/TV Cultura)

Rolando Boldrin, apresentador, ator e cantor e um dos maiores nomes da música sertaneja, morreu nesta quarta (9) em São Paulo. A morte foi confirmada pela assessoria do artista, que estava no ar semanalmente no “Sr. Brasil”, na TV Cultura. A causa da morte não foi divulgada.

Ator de filmes premiados e de novelas acompanhadas pelo Brasil, Rolando Boldrin foi compositor e contador de causos. Ele também apresentou “Empório Brasileiro” na TV Bandeirantes. Um dos grandes sucessos de Boldrin na televisão foi o Som Brasil, que começou no rádio e estreou na TV Globo em 1981. O programa foi criado pelo próprio artista.

Conforme nota da TV Cultura, Boldrin “‘tirou o Brasil da gaveta’ e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país”. Isso porque, no programa, “o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles ‘fora do combinado’, conforme costumava dizer Rolando”.

O “caipira” que cantou e contou o Brasil como poucos teve uma vasta carreira na teledramaturgia brasileira. Boldrin foi um homem de inúmeros talentos e muita personalidade, mas dizia que era fundamentalmente um ator: “esse tem sido meu trabalho a vida inteira; radioator, ator de novela, de teatro, de cinema, um ator que canta, declama poesias e conta histórias”, falava.

NOVELAS E PROGRAMAS

Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os Deuses Estão Mortos”; “Quero Viver”; “Mulheres de Areia”; “Os Inocentes”; “A Viagem”; “O Profeta”; “Roda de Fogo”; “Cara a Cara”; “Cavalo Amarelo” e “Os Imigrantes”.

Na televisão, ainda apresentou os programas “Som Brasil” na Rede Globo, “Empório Brasileiro” na TV Bandeirantes e “Empório Brasil” no SBT. Na TV Cultura, esteve à frente do “Sr. Brasil” desde 2005. Seja como ator, apresentador, cantor ou contador de causos, Rolando Boldrin deixará uma lacuna na cultura brasileira e uma imensa saudade entre os milhões de fãs que conquistou em mais de 60 anos de carreira na TV.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo