22/08/2023



Geral Guarapuava

Morre o ex-vereador e professor Bernardo Barczak

imagem-118658

Jonas Laskouski

Guarapuava – Faleceu na manhã desta terça feira (13), em Guarapuava, o professor Bernardo Barczak. Internado na UTI do Hospital Santa Tereza, Bernardo estava lutando contra problemas decorrentes de diabetes. Ele tinha 74 anos de idade.

Bernardo Barczak tinha uma história de vida que daria um livro. Nascido em 1942, no distrito de Santana, município de Cruz Machado. o pequeno Bernardo cursou 1º e 2º graus no Seminário Diocesano de Ponta Grossa, formou-se em Filosofia e foi ordenado padre. Transferido para Guarapuava, Barczak assumiu a Paróquia Santa Cruz em 9 de julho de 1972. E nessas voltas que a vida dá, o reverendo e já professor Bernardo Barczak acabou se encantando pela universitária marroquina Olga Sindelar (como ela veio para em Guarapuava ainda não descobri), que estudava Letras Português-Inglês na antiga Fafig (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava) e atual Unicentro, que ainda fica praticamente ao lado da igreja. Bernardo lecionava EPB – Estudos de Problemas Brasileiros para as turmas do primeiro semestre e claro, o amor falou mais alto. Bernardo e Olga se apaixonaram e, o padre largou a batina, apesar do Vaticano nunca ter autorizado o casamento religioso.

Bernardo Barczak lecionou no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, juntamente com Olga, que também tornou-se professora. Depois, tornou-se diretor da mesma instituição. Nas eleições municipais de 1992, o professor foi eleito vereador pelo PDT. Foi chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava entre 2001 e 2005, além de também ter sido professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Fez parte também do Grupo Polonês Serce Polskie.

Bernardo deixa mulher, a professora Olga Sindelar Barczak e dois filhos, o arquiteto Rafael e o médico Daniel, que atualmente está residindo no Canadá.

O velório de Bernardo Barczak será na Capela Municipal do bairro Santa Cruz, a partir das 17h30. O enterro se dará as 10h da manhã de quarta feira (14).

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo