É preciso falar sempre de um assunto que assusta, que dói e que pode parecer silencioso, mas que mata: a depressão. O Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, alguém atenta contra a própria vida. Na Região de Guarapuava, cinco pessoas tomaram essa decisão nos últimos dias. Delas, quatro eram homens. Nessa terça (5), uma moradora de Guarapuava de 32 anos, também desistiu de viver.
De acordo com a Central de Triagem, trata-se de Taisa Larissa Rodrigues. A morte ocorreu em casa no Residencial 2000, no bairro Morro Alto. Ela deixa três filhas. Nas redes sociais é grande a comoção de familiares, amigos e colegas. Em uma das mensagens, uma amiga diz: “Não dá pra acreditar, eu tô aqui ainda esperando você falar que é tudo mentira. Você era tão feliz pelo que parecia”.
Em outra mensagem, um apelo. “Por favor eu peço para as pessoas que notem qualquer sinal para não deixar mais uma pessoa tirar sua própria vida. As vezes falam que é frescura, mas na verdade ninguém sabe o que se passa em nossas mentes”. Por fim, o velório ocorre da Capela Mortuária Municipal Santa Cruz. O sepultamento será nesta quarta (6) às 16h no Cemitério Jardim da Paz.
AJUDA
Em Guarapuava, uma plataforma com atendimento por chat com voluntários, presta ajuda a quem precisa. O atendimento on-line é de domingo a sexta, das 19h às 23h e no sábado, das 19h às 22h. O ‘Salvando Vidas‘ buscar ouvir as pessoas num momento de precisão.
Em nível nacional é buscar o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo 188 ou http://www.cvv.org.br/, serviços de urgência (192), pronto atendimentos, Unidades Básicas de Saúde e Caps, e a Ouvidoria-Geral da Saúde, no 0800 644 44 14.
Leia outras notícias no Portal RSN.