22/08/2023


Guarapuava Segurança

Morte de jovem no Jordão, em Guarapuava, acende discussão sobre cuidados no rio

Alexandre Ribeiro, de 20 anos, morreu afogado no último domingo (11). Corpo de Bombeiros alerta para cuidados no parque

ponte-jordao-189

A morte de Alexandre Willian Ribeiro, de 20 anos, acendeu o debate entre guarapuavanos sobre os cuidados durante visitas ao Parque Recreativo do Jordão, em Guarapuava. Alexandre morreu afogado na tarde do último domingo (11).

Jovem chegou a ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu a caminho do hospital (Foto: Reprodução)

Nas redes sociais, a notícia da morte de Alexandre foi recebida com comoção. Alguns leitores do Portal RSN, que lamentaram a morte do jovem, chegaram a argumentar que banhos deveriam ser proibidos no local.

 

(Imagem: Divulgação)

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, Fernando Tratch, visitantes do parque devem redobrar a atenção ao entrarem no Rio Jordão.

“Uma situação no Jordão que exige mais a nossa atenção é sobre o relevo do local. Nós não conhecemos tudo por ali. Mesmo pessoas que sabem nadar podem ser pegas de surpresa, caírem em um buraco, ficarem presas a um galho, enfim”.

Uma das dicas dadas pelo Corpo de Bombeiros é quanto às placas de alerta que estão espalhadas em diversos pontos do Parque. Em algumas áreas, não é aconselhado que as pessoas entrem na água.

Às vezes um local parece raso, mas se a pessoa vai um metro pra frente pode cair em um buraco. Ou o nível da água pode ficar mais alto.

Segundo Tratch, entrar na água com materiais flutuantes pode ser uma solução em um eventual caso de emergência.

“Uma boia ou as vezes até uma garrafa pet podem ajudar”.

O capitão da corporação alerta, ainda, sobre as pessoas que usam as pontes do parque para pular no rio.

“Nós não aconselhamos estes pulos. Se a pessoa cair de um jeito errado, pode se lesionar, desmaiar ou ocorrer alguma outra situação que a impeça de emergir da água”.

OPERAÇÃO VERÃO

Segundo Tratch, a Operação Verão, realizada anualmente no Jordão, está programada para começar em 22 de dezembro. De sexta a domingo, cinco bombeiros ficarão no parque pela manhã e cinco pela tarde, para alertar a população sobre perigos e realizar eventuais resgates.

“De segunda a quinta, haverá ronda intensiva no parque. Se a movimentação de pessoas for grande, os bombeiros poderão permanecer no local para acompanharem as atividades e garantirem a segurança”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo