Uma situação de saúde pública está preocupando a Secretaria de Saúde de Bituruna. Isso porque nesta semana funcionários da unidade de Saúde Lino Zini, no Distrito de Santo Antônio do Iratim, interior do município foi encontrado um macaco bugio morto.
A suspeita é de que ele tenha morrido de febre amarela. Por isso, foi acionado a equipe da Vigilância Sanitária e da 6ª Regional de Saúde. Assim, foram coletadas amostras do cadáver do animal que serão analisadas no laboratório estadual para averiguar a causa da morte.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Marcante, os colaboradores da Saúde estão em alerta. “Fizemos buscas nas proximidades de onde o animal foi encontrado para averiguar se haviam outros macacos mortos, mas nada foi encontrado”. Além disso o secretário afirmou que o resultado do exame deve ser entregue em no máximo 15 dias.
HISTÓRICO
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Bituruna, a cidade não possui histórico da doença. Contudo, a análise é necessária. Além disso, a assessoria lembrou que caso a população encontre bugios na natureza, não se deve matá-los. De acordo com a Vigilância Sanitária os macacos não transmitem a doença para o homem. Mas, são um sinal de alerta da presença do mosquito transmissor na Região.
ALERTA
Assim, o secretário pediu que a população continue em alerta. “Caso alguém encontre outros animais mortos, é preciso avisar imediatamente a Secretaria de Saúde”. Além disso, destacou a importância da vacinação. “Situações como esta trazem a tona a importância da imunização. Quando falamos para a população procurar a vacina é para que haja a conscientização”.
Leia outras notícias no Portal RSN.