22/08/2023

Mostra de Cinema será no Sesc em Guarapuava

imagem-87899

Da redação

O Serviço Social do Comércio (Sesc), unidade de Guarapuava, realiza a Mostra de Cinema e Direitos Humanos, de 23 de março e 26 de março, às 19h30. A exibição será no próprio Sesc, com entrada gratuita e debate após cada filme. Serão exibidos dois filmes por dia.

De acordo com a técnica da entidade, Silvana Korocoski, é necessário aprofundar o debate social sobre a temática. “Esperamos que esta mostra contribua para a construção de uma cultura de respeito das diferenças”. Segundo Silvana, os filmes foram selecionados por uma curadoria que reuniu especialistas em cinema e em Direitos Humanos.

 

 

MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS

Dia 23/03, às 19h30

Filme: Sophia

Kennel Rógis, Brasil, 2013, 15’, classificação: Livre

Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.

*mulher; pessoas com deficiência auditiva; infância

Dia 23/03, às 19h50

Filme: A Vizinhança do Tigre

Afonso Uchoa, Brasil, 2014, 95’ classificação: 12 anos

Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

*população negra; periferia; violência

Dia 24 às 19h30

Filme: Pelas Janelas

Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos, Brasil, 2014, 35’, Documentário, classificação: Livre

Ao longo de 3 meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências dos projetos de cinema, educação e Direitos Humanos Inventar com a Diferença, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.

Dia 24 às 20h10

Filme: Rio Cigano

Julia Zakia, Brasil, 2013, 80’, classificação: 14 anos

Uma cigana atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária.

*mulher; infância

Dia 25 às 19h30

Filme: Cabra Marcado para Morrer

Eduardo Coutinho, Brasil, 1984, 119’, Documentário, classificação: 12 anos

Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou à sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.

*memória e verdade; Direitos Humanos e segurança pública; democracia e Direitos Humanos

Dia 26 às 19h30

Filme: Que Bom te Ver Viva

Lúcia Murat, Brasil, 1989, 95’, Documentário, classificação: 16 anos

Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivido lúcida às torturas.

*mulheres, combate à tortura; democracia e Direitos Humanos

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo