22/08/2023
Guarapuava Segurança

Motoristas e pedestres precisam ter atenção e respeito no trânsito

De acordo com a Polícia Militar, em 2019 foram 40 atropelamentos. Este ano já são 18 registros de acidentes envolvendo pedestres e motoristas

acidentesss

Motoristas e pedestres precisam ter atenção e respeito no trânsito (Foto: Leitor/RSN)

Na manhã desta terça (20), mais uma pessoa foi atropelada na faixa de pedestres em Guarapuava. Entretanto não há informação sobre o estado de saúde da mulher. Porém esse tipo de acidente ocorre com frequência. E mostra muitas vezes, o desrespeito de quem está atrás de um volante. Por outro lado, existem abusos por parte de algumas que também se arriscam em travessias perigosas. Os dois comportamentos causam insegurança.

De acordo com a Polícia Militar, só em 2019 ocorreram 40 atropelamentos em Guarapuava. Este ano até agora, a PM registrou 18 situações como essa. A PM ainda, reforça que estão sendo feitas operações de trânsito semanalmente. Blitz e abordagens tentam impedir esse tipo de ocorrência.

Além disso, conforme a Secretaria de Comunicação da prefeitura, a Secretaria de Trânsito e Transportes, juntamente com a PM, faz fiscalizações diuturnamente. O objetivo é evitar as infrações cometidas no trânsito, incluindo o desrespeito à faixa de pedestres.

SALDO

De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes, apenas em setembro deste ano ocorreram 793 notificações. O número não considera dados de radares e do estacionamento regulamentado. Por isso, em nota, a Secretaria afirma que as infrações dizem respeito ao uso do celular e a falta do cinto de segurança. Além de avanço na faixa de pedestres e uso de vaga especial reservada para idosos e deficientes.

Cabe ressaltar que a legislação prioriza e protege os pedestres. Mas muito além da norma, é dever de cada motorista respeitar as pessoas que andam pelas ruas da cidade, evitando acidentes e valorizando a vida. A falta de atenção e o descumprimento das normas de trânsito, podem causar danos a inocentes e são passíveis de multa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redação

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.