22/08/2023



Geral Paraná

Movimento de turistas na Itaipu dispara 27% em julho

imagem-139173

Com assessoria

Foz do Iguaçu – O movimento de turistas na margem brasileira de Itaipu Binacional cresceu 27,7% no mês de julho, na comparação com igual período de 2016. Foram 73.539 turistas no último mês, período de férias escolares, ante 57.578 em julho do ano passado.

O acumulado do ano também apresenta resultado positivo. Nos sete primeiros meses deste ano, 328.376 pessoas visitaram os atrativos turísticos de Itaipu, desempenho 6,96% superior ao do mesmo período do ano passado.

Os números foram divulgados pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), setor responsável pela gestão do turismo na usina, e não contemplam as visitas institucionais do lado brasileiro e do lado paraguaio da usina.

De acordo com o levantamento, todos os atrativos turísticos de Itaipu tiveram aumento de visitação em julho. O maior destaque foi o passeio de catamarã pelo Lago Itaipu, que cresceu 228%. O atrativo oferece desconto de 50% quando o ingresso é comprado juntamente com outro passeio – a Visita Panorâmica. O desconto só não vale para o horário do pôr do sol, às 17h.

Outro destaque foi o Polo Astronômico, que registrou aumento de 77,4% na visitação – impulsionado pela campanha “Universo Itaipu”, estrelada pela apresentadora Titi Müller. A campanha (que começou em julho e segue até o final de setembro) dá desconto de 50% no atrativo quando o turista também compra ingressos para a Visita Panorâmica ou o Circuito Especial.

Chama a atenção no levantamento a maior presença de turistas brasileiros, vindos de outras regiões do País. Na comparação com julho do ano passado, o movimento deste segmento (que exclui os vizinhos dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu) cresceu 38,5%: foram 60.737 visitantes brasileiros em julho de 2017, ante 43.830 registrados em julho do ano passado.

O coordenador de turismo da Itaipu, Jaime Nelson Nascimento, relacionou alguns dados que explicam o incremento nos números – a começar pela situação econômica e a valorização do dólar, que tem feito com que os brasileiros procurem mais os destinos do próprio País. “A classe média, especialmente, em vez de ir para o exterior, tem procurado opções de turismo interno. E Foz do Iguaçu é sempre uma ótima alternativa.”

Nascimento cita ainda o trabalho de divulgação do destino – em campanhas como “Universo Itaipu” –, que colocam Foz do Iguaçu em evidência para o turista brasileiro. Outra razão para o crescimento do turismo na região, segundo ele, é a vizinha Ciudad del Este, no Paraguai, que recentemente abriu novas lojas e shoppings. “O turismo de compras está se convertendo em turismo de lazer, com novas ofertas, e isso também ajuda a atrair o turista.”

Percentualmente, o incremento na visitação turística na Itaipu no último mês (de 27%) foi o mesmo registrado em junho, na comparação com junho de 2016.

MORADORES DA REGIÃO NÃO PAGAM

Os moradores da região trinacional e municípios lindeiros ao Lago de Itaipu não pagam ingresso em cinco atrativos da usina: Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico, Polo Astronômico e Ecomuseu. No Circuito Especial e no Porto Kattamaram, além do estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o desconto é de 50%.

Para ter o benefício, o morador deve apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais.

Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo site www.turismoitaipu.com.br ou pelo telefone (45) 3576-7000.

CATARATAS DO IGUAÇU

O movimento de turistas no mês das férias escolares também foi forte em outros atrativos da cidade. O principal deles, o Parque Nacional do Iguaçu – que abriga as Cataratas do Iguaçu – já recebeu mais de 1 milhão de turistas nos sete primeiros meses do ano, aumento de 18% na comparação com igual período do ano passado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo