22/08/2023
Política

MP cobra fiscalização da Câmara sobre as ações da Prefeitura

Da redação – O MIinistério Público do Paraná está cobrando a fiscalização dos vereadores nas ações ou não da Prefeitura em relação as ações exigidas por lei para beneficiar crianças e adolescentes.

A cobrança vem precedida de pedido de informações feito pela 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Guarapuava em oficio encaminhado à Câmara no dia 11 de maio deste ano.

O documento deixa claro que o papel do Legislativo Municipal é o de fiscalizar essas ações ou a inexistência delas. 

No documento  formulado pelo MP consta pedido de   informações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2011, bem como as datas limites para apresentação pelo Executivo e aprovação pelo Legislativo, além dos documentos referentes às audiências públicas acerca desta Lei. Pede também que as datas das audiências públicas sejam comunicadas ao Conselho da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar e ainda ao Ministério Público com prazo mí­nimo de antecedência de uma semana.

O MP recomenda, principalmente, que  a Câmara  exerça de fato o seu papel fiscalizador e verifique se nas leis orçaamentárias estão contemplados recursos para atendimento prioritáro desse público e mais ainda, que verifiquem a efetiva aplicação destes recursos.

Outra recomendação do MP é a de que os vereadores observem a existência ou não de recursos no orçamento que garantam o adequado e ininterrupto funcionamento do Conselho Tutelar.

Sugere  também que o Legislativo Municipal promova as emendas necessárias nas Leis Orçamentárias para que os direitos das crianças e adolescentes sejam atendidos.

E por fim solicita que a Câmara informe a Promotoria sobre todas as sessões em que a LDO seja apreciada e debatida.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo