22/08/2023


Paraná Política

MP denuncia Beto Richa e outros 12 envolvidos na operação Rádio Patrulha

O empresário Joel Malucelli também foi denunciado. Fernanda Richa e Dirceu Ferre, por enquanto, estão de fora

beto

O ex-governador Beto Richa e outros 12 envolvidos na operação Rádio Patrulha, incluindo o seu irmão Pepe Richa,  foram denunciados pelo Ministério Público Estadual nesta terça feira (25).  A esposa de Beto, Fernanda, e o contador da família, Dirceu Pupo Ferre não estão entre os denunciados, por enquanto. Isso porque, segundo o MP,  ambos estão sendo investigados por lavagem de dinheiro, e, por isso, serão instaurados novos procedimentos relacionados aos dois.

(Foto: Divulgação)

“Relativamente aos crimes de organização criminosa, obstrução de justiça, lavagem de dinheiro, peculato e outros crimes licitatórios, considerando a necessidade de realização de novas diligências, o Ministério Público informa que serão instaurados procedimentos investigatórios criminais autônomos, razão pela qual, por ora, deixa de denunciar os investigados Fernanda Bernardi Vieira Richa e Dirceu Pupo Ferre”, diz o documento.

Os demais estão envolvidos num esquema investigado na operação Rádio Patrulha, que apura suspeitas de fraude em obras de estradas rurais no Paraná. Também foram denunciados o ex-chefe de gabinete de Richa, Deonilson Roldo, acusados de corrupção passiva e fraude à licitação. O MP indiciou, ainda, o primo do ex-governador, Luiz Abi, os empresários Joel Malucelli e Celso Frare, o ex-secretário de Cerimonial, Ezequias Moreira, e o ex-secretário de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande.

A denúncia (veja a íntegra) é baseada nas delações do ex-diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Nelson Leal Júnior e do ex-deputado estadual Tony Garcia. Ambos apontaram a existência de um esquema para fraudar licitações do programa em troca de propina para o grupo político do ex-governador. Richa chegou a ser preso na semana passada, junto com a mulher, Fernanda Richa, pelo Gaeco, mas ambos acabaram sendo soltos quatro dias depois por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. O tucano nega as acusações.

DENUNCIADOS

Beto Richa – corrupção passiva e fraude a licitação

Pepe Richa – corrupção passiva e fraude a licitação

Deonilson Roldo – corrupção passiva e fraude a licitação

Ezequias Moreira – corrupção passiva e fraude a licitação

Aldair Petry – corrupção passiva e fraude a licitação

Luiz Abi – corrupção passiva

Celso Frare – corrupção ativa e fraude a licitação

Joel Malucelli – corrupção ativa e fraude a licitação

Edson Casagrande – fraude a licitação e corrupção ativa

Túlio Bandeira – fraude a licitação e corrupção ativa

André Felipe Bandeira – fraude a licitação e corrupção ativa

Emerson Savanhago – fraude a licitação

Robison Savanhago – fraude a licitação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo