22/08/2023



Segurança

MP se reúne com representantes da Prefeitura para discutir “tartarugas”

A 8ª Promotoria de Justiça está propondo um maior debate sobre as questões ligada à segurança do trânsito em Guarapuava. O MP agendou para esta quinta-feira, às 16h00, uma reunião com representantes da Prefeitura para iniciar uma discussão conjunta sobre os problemas relacionados ao trânsito no Município.

Para tanto, o MP está emitindo para a imprensa uma Nota de Esclarecimento, onde propõe um maior debate sobre o tema. Confira a nota do MP, na íntegra.

Nota de esclarecimento

A 8ª Promotoria de Justiça de Guarapuava reitera que firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Guarapuava, para a retirada de “tachas”, “tachões” e “tartarugas” das ruas e avenidas da cidade, em 31 de janeiro do ano passado.

Na época, a Prefeitura aderiu e concordou com o TAC, elaborado com base em estudo realizado pelo DETRAN-PR, comprometendo-se a retirar esses obstáculos e a verificar e adequar a metragem das lombadas da cidade dentro de seis meses. Posteriormente a isso, foram divulgadas notícias no sentido de que o Município de Guarapuava elaborou estudo que contraria as conclusões técnicas do DETRAN-PR. Até o presente momento, a 8ª Promotoria de Justiça não recebeu quaisquer desses estudos, mas está à disposição para recebê-los, inclusive intermediando um diálogo entre os órgãos técnicos de trânsito, sempre com o objetivo de obter a solução mais adequada à tutela dos interesses coletivos.

Por outro lado, como os problemas do trânsito de Guarapuava possuem causas complexas e de diferentes origens, entende-se que o debate deve ser ampliado e soluções diferentes devem ser cogitadas, inclusive com a ampla participação da sociedade. Por essa razão, já está agendada reunião inicial com representantes da Prefeitura Municipal e autoridades do setor de trânsito da cidade para iniciar debate amplo sobre diversas questões relacionadas ao trânsito em Guarapuava. A reunião será às 16h00, na Promotoria.

 

Matérias Relacionadas:

Sem tartarugas, acidentes aumentam cerca de 300% em Guarapuava

Laudo será entregue ao Ministério Público pedindo a volta das tartarugas

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo