22/08/2023
Segurança

MPT-PR determina que funcionários do HC sejam demitidos em 3 meses

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, e o diretor-geral do Hospital das Clínicas (HC), Flávio Tomasich, falaram nesta quinta-feira (20) sobre a situação dos funcionários do Hospital das Clínicas (HC), vinculado à UFPR. A 1º Vara do Trabalho de Curitiba notificou a universidade para que todos os funcionários do HC que são contratados pela Fundação da UFPR (Funpar) sejam demitidos em três meses. A UFPR ficou sabendo da decisão na segunda feira (17).

De acordo com o reitor, a universidade está em negociação com o Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) para estender o prazo das demissões e não prejudicar as atividades no HC, já que os funcionários contratados pela Funpar representam um terço do quadro geral. Segundo o diretor do hospital, a demissão de todos os profissionais no prazo estipulado pelo MPT-PR poderia causar o fechamento de alguns setores.

A UFPR também tenta negociar com oMinistério da Educação (MEC) a adesão da universidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa criada pelo governo federal que por lei centraliza a administração dos hospitais universitários, que é o caso do HC. Como a UFPR não aceitou aderir à Ebserh, a universidade está impedida de contratar funcionários, já que esta contratação é feita pela Ebserh por concurso público.

Em outubro de 2013, a presidente Dilma Rousseff chegou a cobrar da reitoria da UFPR a adesão à Ebserh. Segundo a presidente, a adesão garantiria mais funcionários para o HC. “É uma empresa 100% pública e 100% SUS, que atua em parceria com os hospitais universitários justamente para essa questão de pessoal e necessidades de serviços”, explicou a presidente, em entrevista às rádios Banda B e Cultura de Foz do Iguaçu. Dilma disse ainda que a empresa foi criada em 2011 após o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União considerarem irregulares as contratações de funcionários através das fundações dos próprios hospitais universitários.

“Por isso, o governo federal criou essa empresa, para que elas façam os concursos e contratem pessoal. Se as universidades aderirem, elas têm o mecanismo absolutamente legal para fazer as contratações”, disse a presidente. Segundo Dilma, até o momento, 23 das 33 universidades federais já aderiram à Ebserh, o que corresponde a 34 hospitais universitários, de um total de 47. “O governo espera que rapidamente a UFPR tenha condições de aderir à empresa, porque não tem nenhum obstáculo”, lembrou a presidente à época.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.