22/08/2023
Paraná Saúde

MS tem nova orientação para grávidas que receberam a AstraZeneca

Grávidas vão tomar a segunda dose da Pfizer ou da CoronaVac. A orientação consta em nota técnica do Ministério da Saúde

grávidas vacina

Grávidas vão tomar a segunda dose da Pfizer ou da CoronaVac. A orientação consta em nota técnica do Ministério da Saúde (Foto: Ari Dias/AEN)

Gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a covid-19 devem tomar a segunda dose preferencialmente da Pfizer/BioNTech e, em caso de indisponibilidade deste imunizante, da CoronaVac/Butantan. A orientação é do Ministério da Saúde por meio da Nota Técnica nº 6/2021.

A suspensão da AstraZeneca para imunização de gestantes e puérperas ocorreu em 11 de maio no Estado, após orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde. Desde então, não houve mais vacinação desse público.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, no Paraná, 2.252 mulheres receberam este imunizante – 1.575 gestantes e 677 puérperas. Assim sendo, no geral, até agora, houve aplicação de 84.620 vacinas neste público, incluindo os quatro imunizantes em utilização no Estado.

Por fim, de acordo com a Sesa, as 22 Regionais de Saúde já receberam nessa terça (27), um memorando com as recomendações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.