Famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), posseiros e faxinalenses da Região vão doar 20 toneladas de alimentos a pessoas pobres de Pinhão nesta sexta (17). A iniciativa faz parte da campanha ‘Natal Sem Fome: Cultivando Solidariedade para Alimentar o Povo’. Organizada nacionalmente pelo MST, busca levar ajuda humanitária a quem sofre com a falta de comida na mesa.
Dessa forma, as cestas entregues terão feijão, arroz, mandioca, legumes e verduras em geral. A produção dos alimentos é toda de hortas coletivas e espaços de produção agroecológica. Assim, a programação tem início às 8h com as bençãos dos padres Claudemir da Silveira Didek e Valdecir Badzinski. Conforme a assessoria de comunicação do MST, a ação marca os quatro anos do despejo violento sofrido pela comunidade de posseiros Alecrim em Pinhão.
Segundo as informações, no dia 1º de dezembro de 2017, estruturas coletivas, assim como imóveis particulares da comunidade, construídas ao longo de 20 anos foram destruídas. O despejo ocorreu em favor das Indústrias João José Zattar S.A., madeireira que está entre as maiores devedoras da União.
FOME NO BRASIL
Cerca de 20 milhões de brasileiros passam um dia ou mais sem ter o que comer. Além disso, mais da metade da população brasileira vive em situação de insegurança alimentar, ou seja, sem ter o que comer. Os dados são da pesquisa feita pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – Rede Pessan, divulgada no início deste ano.
De acordo com o MST, a campanha ‘Natal Sem Fome’ ocorre em todas as Regiões do Brasil. Ela faz parte da campanha de solidariedade que começou no início da pandemia da covid-19. Por fim, só no Paraná, houve a partilha de 794 toneladas de alimentos por famílias do MST de abril de 2020 a novembro de 2021.
COMO AJUDAR
Aos interessados em doar para a campanha nacional ‘Natal Sem Fome’, o movimento disponibiliza conta na Caixa Econômica. Para fazer o depósito, a conta corrente é a 2260-1, operação 003. O número da agência é o 1231, CNPJ 11.586.301/0001-65. Além disso, quem preferir Pix, a chave é campanha@institutocultivar.org.br.
Leia outras notícias no Portal RSN.