22/08/2023



Cotidiano Paraná

MST vai plantar quatro toneladas de sementes da palmeira Juçara

O plantio da palmeira Juçara, ameaçada de extinção, ocorre em Quedas do Iguaçu. De helicóptero, equipes da PRF lançarão as sementes

MST-PR - PALMEIRA JUÇARA

MST vai plantar quatro toneladas de sementes da palmeira Juçara (Arte: MST-PR)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) plantará quatro toneladas de sementes da palmeira Juçara, uma espécie ameaçada de extinção devido à extração ilegal de palmito. Ação, nesta terça (6) e quarta (7), ocorre na região de Mata Atlântica da comunidade Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu.

A iniciativa tem a parceria da prefeitura de Quedas do Iguaçu, do Instituto de Água e Terra do Paraná (IAT) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também participa da ação e lançara as sementes a partir de um helicóptero.

Conforme as informações, o plantio se alinha ao Plano Nacional Plantar Árvores: Produzir Alimentos Saudáveis do MST. Esse Plano busca recuperar e preservar a Mata Atlântica, bem como outros biomas brasileiros. Dessa forma, a preservação da palmeira Juçara desempenha um papel fundamental nesses esforços e contribui para o cumprimento dessas metas.

(Foto: Wellington Lenon/MST-PR)

De acordo com o MST, o plantio ocorre em uma área de 67 hectares de reserva legal, abrangendo a região onde fica a comunidade Dom Tomás Balduíno. Assim como as encostas do alagado do Rio Iguaçu, formado após a construção da represa da Usina de Salto Osório.

A escolha dessa área resultou de um trabalho conjunto de mapeamento feito em parceria com a UFFS. Anteriormente, essa região era utilizada para monocultivo de pinus e eucalipto, o que causou degradação ao longo do tempo. Após o represamento da água, a geografia e o ecossistema local foram alterados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo