22/08/2023



Educação

Mudança de hábitos na volta às aulas

imagem-8041

Pinhão – Alunos da rede estadual e municipal retornaram às aulas na segunda-feira, dia 17, após duas semanas de suspensão, e foram recebidos com informações sobre como prevenir a gripe A (H1N1). A novidade nas escolas é a presença do “cuidador da gripe”, que é o responsável por monitorar casos suspeitos e dar o devido encaminhamento em cada escola.
Caso seja detectado um caso suspeito, o estudante será conduzido à sua casa, onde os familiares serão orientados a levar o aluno ao médico, o que poderá colocar a criança em observação durante sete dias. Alunos e profissionais com sintomas gripais devem, obrigatoriamente, ficar afastados de suas atividades.
No Colégio Estadual Procópio Ferreira Caldas, com mais de 1.300 alunos, os estudantes receberam com atenção os esclarecimentos para evitar a gripe.
A estudante Jennifer da Silva, 15 anos, destacou como positiva a presença do “cuidador da gripe”. “É difícil lembrar de todas as dicas e cuidados que devemos tomar. Com a presença deste cuidador nos sentimos mais seguros”, disse.
O diretor do colégio, Neoderci Gomes da Silva, que é um cuidador, afirmou que os cuidados foram intensificados com o retorno dos estudantes. Segundo ele, a preocupação é algum aluno chegar com o vírus da gripe. “Como medida de segurança, estou indo em cada sala e conversando com todos para verificar se há casos suspeitos”, informou.
Ele ressaltou a importância de transmitir as orientações com frequência. Os alunos escutam atentamente as mensagens sobre a gripe, que alertam para a higienização das mãos, para não compartilhar objetos pessoais, batons, copos e talheres e evitar aglomerações, entre outras recomendações.
“Fizemos a organização da volta às aulas levando em conta a necessidade de prestar aos nossos estudantes toda a informação preventiva”, afirma o diretor. “As alunas gestantes estão orientadas a permanecer em casa até o dia 31 de agosto como medida de segurança”, informou.
Na Escola Municipal Cecília Meireles, no Bairro Mazurechem, os alunos são recepcionados por funcionários munidos de álcool gel (foto), que fazem a aplicação em cada um dos alunos. A diretora Amantina Alves Tavares disse que no intervalo o procedimento é repetido no pátio. “Na primeira aula visitamos todas as salas para verificar se havia algum aluno com sintomas de gripe, mas não encontramos nenhum”, disse ela.
A diretora também informou que o retorno às aulas foi tranquilo. “Temos aproximadamente 340 alunos e a maioria retornou, muitos já trouxeram o álcool em gel, copo e talheres próprios”, informou. Outro cuidado que a escola adotou foi ferver todos os talhares e copos antes e depois de servir o lanche às crianças.
(Fatos do Iguaçu )

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo