Da Redação
Guarapuava – Cumprindo o quarto mandato consecutivo pela bancada do PSDB, a vereadora Maria José Mandu Ribas, diz que o maior desafio do legislador é conhecer os principais problemas que afetam a população e, por meio de proposições, defender os interesses coletivos. Para ela, porém, muitos dos eleitos não correspondem as expectativas da população.
RSN – Como a senhora avalia a sua atuação como parlamentar?
MARIA JOSÉ – “Estou no quarto mandato, e penso que quem deve avaliar nossa atuação é o eleitor e a comunidade como um todo”.
RSN – No seu entendimento, o que está motivando a série crescente de manifestações populares que buscam, principalmente, a redução dos subsídios dos vereadores?
MARIA JOSÉ – “A grande insatisfação popular, com a atuação da classe política em nível nacional, estadual e local é uma realidade. O vereador está mais próximo, é aqui que ela pode exercer a cobrança e manifestar a sua indignação. Muitos dos eleitos não correspondem as expectativas da população, e outros não conseguem levar a informação do trabalho realizado, até a maioria”.
RSN – Para a senhora a estrutura disponibilizada no seu gabinete na Câmara de Guarapuava (funcionários, móveis, computadores, material de expediente e salários) é suficiente para a realização de um trabalho que satisfaça a opinião popular?
MARIA JOSÉ – “A estrutura é mais do que suficiente, embora ela isoladamente não seja o único requisito para uma boa atuação. É preciso preparo, conhecimento e acompanhamento da realidade em que vive a população. Conhecer os principais problemas e apresentar proposições que venham de encontro as suas necessidades é o maior desafio”.
RSN – Na sua opinião, por que a população de Guarapuava não participa mais ativamente das sessões ordinárias?
MARIA JOSÉ – “Falta motivação e conscientização sobre a importância dessa participação e fiscalização cidadã”.
RSN – A senhora acredita que seu trabalho na Câmara de Vereadores é de conhecimento da população?
MARIA JOSÉ – “Procuro usar todos os meios para que a informação chegue até o eleitor (redes sociais, tribuna do Legislativo, visita às comunidades, prestação de conta escrita, entre outros). A imprensa é uma grande aliada, em especial a falada, pois atinge a grande massa. Infelizmente o conhecimento da população é pequeno, com relação ao trabalho que efetivamente é desenvolvido”.
RSN – Quais são seus projetos para o próximo ano, que é um ano de eleições?
MARIA JOSÉ – “Continuar desenvolvendo nosso trabalho, da mesma maneira, mantendo contato com a comunidade, atendendo em nosso gabinete, apresentando proposições que venham de encontro com as necessidades da população, fazer uso da tribuna defendendo posições que atendam o interesse coletivo. Participando ativamente da vida em sociedade e fiscalizando os atos do Executivo”.