Hoje o que vou escrever aqui é um sentimento de mãe que tem filhos sensacionais. E peço licença para o Diego, que é executivo do sistema financeiro em São Francisco, na longinqua Califórnia (EUA). Digo isso porque quero falar da Luana. Por mérito ela está sendo reconhecida como ‘Mulher Cidadã’, uma honraria concedida pela Câmara de Vereadores às mulheres que fazem a diferença na sociedade.
Advogada há 19 anos, concluindo dois doutorados, um nacional e outro internacional, mãe de três filhos – Lorenzo (in memorian), Sophia e Leon -, ela teve o talento profissional valorizado pelo prefeito Celso Góes. Ainda na primeira campanha política dele, foi convidada a fazer parte do primeiro escalão, caso se elegesse. E isso aconteceu.
Superintendente do Procon Municipal, Luana é uma apaixonada pela defesa do consumidor. Tanto é que transformou as ações em políticas públicas, como nunca se viu na história de Guarapuava e até mesmo de outros municípios. Trata-se de uma política de inclusão, dos consumidores endividados, dos cegos, dos cadeirantes e dos aposentados.
Afinal, não é à toa que o Procon de Guarapuava hoje possuí parcerias com a Unicentro, com operadoras de telefonia, com a Tribunal de Justiça do Estado. A educação financeira, preventiva, envolve crianças de escolas municipais. Ontem (19) mesmo ela levou alunos para atuarem como fiscais mirins em supermercados da cidade. E isso é apenas um pouquinho do trabalho que ela faz e que a consolida entre os Procons brasileiros. Tanto é que ela preside o Fórum dos Procons do Paraná, dirige a Associação dos Procons do Brasil nos três estados do Sul e é respeitada pelas maiores autoridades nacionais desse setor.
Uma profissional que conversa com os ministros Gilmar Mendes e Flavio Dino, com o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, de quem foi aluna. No doutorado que faz em Brasília é mentorada pelo ícone do Direito do Consumidor, Ricardo Morishita. E quem é da área sabe de quem estou falando. O ‘Oráculo’, como o denomina Claudia Silvano, coordenadora do Procon Paraná.
Uma pesquisadora selecionada pela Universidade de Granada, na Espanha e que se dedica a estudar os danos causados pela Inteligência Artificial em crianças e adolescentes, orientada pela Professora Doutora Laura Mendes, filha do Ministro Gilmar Mendes. A última conquista dela foi a seleção para o estágio de Docência em Direito Eleitoral, no Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, auxiliando a Professora Doutora Marilda Silveira, indicada várias vezes como possível Ministra do TSE. Uma profissional que colocou Guarapuava na cena da defesa do consumidor nacional ao promover o I Fórum do setor na cidade. Um encontro que seria municipal, mas que acabou se tornando federal. E isso para citar apenas um pouco do currículo que ela traz.
Com dezenas de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, com especializações em várias áreas do Direito, incluindo agora o Direito Eleitoral, Luana é assim. Uma mulher cidadã para quem o céu não é limite. Uma profissional comprometida e como ouço dizer quando falam dela, Luana é única. E assim como as demais que vão ser homenageadas esta quinta, uma mulher – com licença Milton Nascimento – que tem a “estranha mania de ter fé na vida” .
Leia outras notícias no Portal RSN.