22/08/2023
Em Alta Paraná Segurança

Mulher é presa em Curitiba após arremessar gata do 12º andar

Animal sobreviveu à queda, mas sofreu traumatismo craniano e hemorragia. Caso ocorre em meio a pressão por punições mais severas por maus-tratos aos animais

Gatinha está internada (Foto: PCPR)

A Polícia Civil do Paraná prendeu uma mulher em flagrante pelo crime de maus-tratos. Nessa quinta (5), ela arremessou uma gata do 12º andar de um prédio no Centro de Curitiba. Conforme o delegado Guilherme Dias, testemunhas ouviram “gritos de terror” do animal, que estaria sendo torturado antes da queda. Sem tempo para intervir, viram a mulher jogando a gatinha pela janela.

A gata foi socorrida imediatamente e encaminhada para atendimento veterinário. Ela apresenta traumatismo crânio-encefálico, contusão pulmonar e hemorragia severa na região da bexiga. De acordo com o neto da suspeita, que não teve o nome divulgado, a mulher não gosta de gatos e as agressões contra animais eram frequentes no local.

Estado da gatinha é grave (Fotos: PCPR)

PRESSÃO POR PUNIÇÕES

A crueldade registrada na capital paranaense se soma a outras que repercutiram nos últimos dias e causado uma mobilização social pela proteção animal no país. Recentemente, o caso do Cão Orelha, em Florianópolis, gerou protestos em diversas cidades. O animal comunitário, que vivia na Praia Brava há 10 anos, morreu em janeiro de 2026 após sofrer uma agressão brutal na cabeça.

Orelha era companheiro de moradores da Praia Brava há uma década (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Nesta semana, no dia 3, a polícia concluiu o inquérito apontando um adolescente como o responsável pelo golpe fatal, solicitando sua internação provisória à Justiça.

CASO LOCAL TAMBÉM CAUSOU REVOLTA

Em Guarapuava, a comunidade ainda cobra justiça pela morte de Chewi, um cão comunitário dócil que vivia no bairro Santana. Em 12 de janeiro, o animal foi atropelado na rua do Escoteiro por um motorista que, conforme imagens de câmeras de segurança, acelerou e fugiu sem prestar socorro.

Chewi sofreu múltiplas fraturas e, assim como a gata de Curitiba, recebeu socorro dos vizinhos, mas não resistiu aos ferimentos durante a cirurgia. A Polícia Civil de Guarapuava investiga o caso como crime de maus-tratos.

Chewi sofreu múltiplas fraturas e morreu durante a cirurgia (Foto: Divulgação)

ADOÇÃO RESPONSÁVEL

A gata arremessada em Curitiba continuará sob cuidados veterinários intensivos nos próximos dias. De acordo com o delegado Guilherme Dias, após a plena recuperação, ela será colocada para adoção responsável. “Queremos que futuramente ela possa ter uma nova família que dê a ela todo amor e carinho.”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.