22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

Mulher entra em centro cirúrgico e diz que saiu sem a operação

Assessoria do hospital disse que não havia vagas na UTI e quadro clínico de obesidade da paciente também impediu o procedimento

mulher

Dona Helena sofre dores por falta de cirurgia (FotoÇ Divulgação)

Dona Helena Caldas, de 71 anos, enfrenta um drama hã mais de quatro anos. Pesando perto de 200 quilos e necessitando de cirurgia por desgaste dos quadris, ela está no centro de uma fila de espera e de entradas e saídas do Hospital Santa Tereza.

Agora, por último, quando a cirurgia foi marcada, a mulher entrou no centro cirúrgico mas voltou em seguida. Isso porque. de acordo com a Assessoria de Imprensa do Hospital, a paciente não reunia condições clínicas e também não havia vagas nos 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sofrendo junto com amiga, Emilia Ferreira de Freitas Rocha é quem corre atrás de tudo. “Ela é uma mulher sozinha. O único filho que tinha já morreu. Estou cansada de ver ela sofrer com dor, com idas e vindas para o hospital tendo que ficar em jejum”.

A situação de Dona Helena é apenas um recorte na situação em que se encontra o ‘Santa Tereza’. Enfrentando problemas financeiros há décadas, a instituição, no entanto, atende quase cem por cento dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um universo superior a 500 mil habitantes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo