Uma mulher de 27 anos caiu no conhecido “golpe do intermediário” na noite de quarta (23) e perdeu uma alta quantia em dinheiro ao tentar comprar um carro em Guarapuava. O crime de estelionato começou quando um jovem de 24 anos anunciou o carro, um Chevrolet Prisma, no facebook. Pouco depois, um golpista entrou em contato, passando-se por um intermediário interessado em comprar o carro para uma terceira pessoa, que seria a mulher.
De forma separada, o mesmo estelionatário contatou a mulher de 27 anos, a potencial compradora, e se apresentou como o proprietário do Prisma, oferecendo o veículo. O criminoso, então, articulou o encontro entre o vendedor real e a compradora, que não sabiam da negociação fraudulenta.
O encontro ocorreu no estacionamento do shopping Cidade dos Lagos para supostamente, oficializar a compra. No local, seguindo as instruções do golpista com quem negociava, a mulher de 27 anos fez uma transferência via Pix de um valor elevado para a conta indicada pelo estelionatário.
Somente após a transação ser concluída, o vendedor e a compradora, ao conversarem diretamente, perceberam que haviam sido enganados. Eles tentaram contato telefônico imediato com o golpista, mas ele já não atendeu mais às ligações. A equipe da Polícia Militar foi acionada e, no local, fez o boletim de ocorrência, orientando as partes sobre os procedimentos legais a serem seguidos.
DICAS PARA EVITAR O GOLPE
Negocie diretamente, converse e negocie apenas com o proprietário legal do veículo ou com o comprador real. Desconfie de qualquer intermediário e de preços baixos. Ofertas muito abaixo do valor de mercado são um grande indicativo de fraude. Verifique a titularidade da conta. O Pix ou a conta bancária para pagamento deve estar, obrigatoriamente, no nome do proprietário do veículo que consta no documento (CRV). Jamais transfira para contas de terceiros.
Faça videochamadas: Peça para fazer uma chamada de vídeo com a pessoa com quem está negociando para confirmar a identidade e ver o veículo. Converse abertamente no local. Durante a visita para ver o carro, converse abertamente sobre os valores e a forma de pagamento com a pessoa presente. Golpistas sempre pedem sigilo sobre essa parte. Não envie documentos antecipadamente: Evite compartilhar fotos de documentos do veículo ou pessoais antes de ter certeza da legitimidade da negociação.
Leia outras notícias no Portal RSN.