segunda-feira, 28 de jul. de 2025
Em Alta Guarapuava Segurança

Mulher perde alta quantia em dinheiro após cair em golpe

A mulher de 27 anos marcou o encontro com o dono do carro para concluir a compra. Mas fez o pix com os dados informados pelo golpista

Mulher perdeu alta quantia em dinheiro (Foto: IA)

Uma mulher de 27 anos caiu no conhecido “golpe do intermediário” na noite de quarta (23) e perdeu uma alta quantia em dinheiro ao tentar comprar um carro em Guarapuava. O crime de estelionato começou quando um jovem de 24 anos anunciou o carro, um Chevrolet Prisma, no facebook. Pouco depois, um golpista entrou em contato, passando-se por um intermediário interessado em comprar o carro para uma terceira pessoa, que seria a mulher.

De forma separada, o mesmo estelionatário contatou a mulher de 27 anos, a potencial compradora, e se apresentou como o proprietário do Prisma, oferecendo o veículo. O criminoso, então, articulou o encontro entre o vendedor real e a compradora, que não sabiam da negociação fraudulenta.

O encontro ocorreu no estacionamento do shopping Cidade dos Lagos para supostamente, oficializar a compra. No local, seguindo as instruções do golpista com quem negociava, a mulher de 27 anos fez uma transferência via Pix de um valor elevado para a conta indicada pelo estelionatário.

Somente após a transação ser concluída, o vendedor e a compradora, ao conversarem diretamente, perceberam que haviam sido enganados. Eles tentaram contato telefônico imediato com o golpista, mas ele já não atendeu mais às ligações. A equipe da Polícia Militar foi acionada e, no local, fez o boletim de ocorrência, orientando as partes sobre os procedimentos legais a serem seguidos.

DICAS PARA EVITAR O GOLPE

Negocie diretamente, converse e negocie apenas com o proprietário legal do veículo ou com o comprador real. Desconfie de qualquer intermediário e de preços baixos. Ofertas muito abaixo do valor de mercado são um grande indicativo de fraude. Verifique a titularidade da conta. O Pix ou a conta bancária para pagamento deve estar, obrigatoriamente, no nome do proprietário do veículo que consta no documento (CRV). Jamais transfira para contas de terceiros.

Faça videochamadas: Peça para fazer uma chamada de vídeo com a pessoa com quem está negociando para confirmar a identidade e ver o veículo. Converse abertamente no local. Durante a visita para ver o carro, converse abertamente sobre os valores e a forma de pagamento com a pessoa presente. Golpistas sempre pedem sigilo sobre essa parte. Não envie documentos antecipadamente: Evite compartilhar fotos de documentos do veículo ou pessoais antes de ter certeza da legitimidade da negociação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.