22/08/2023

Mulheres do Paiol e meninas do Kundun participam da Romaria da Mulher

imagem-14124

Guarapuava – O Núcleo de Mulheres do Paiol de Telha, comunidade quilombola, teve uma participação especial durante a Romaria da Mulher realizada neste domingo (7) no Bairro Primavera.

Organizado anualmente pelo Movimento de Mulheres do Primavera o evento é ligado à Paróquia Nossa Senhora de Fátima e atraiu perto de dois mil participantes.

As Mulheres do Paiol mostraram numa dança o cotidiano delas na comunidade, ao som da percussão tocada apenas pelas meninas do Kundun, companhia de música e dança do quilombo.

O núcleo das mulheres foi criado por mães de integrantes do Kundun para dar apoio ao grupo, mas em 2009 num desafio proposto pelo educador Orlando Silva, que coordena o trabalho, as mães deixaram os afazeres de lado (serviço na roça, em casa, entre outros) para se tornarem bailarinas.

Hoje elas são sucesso pelos palcos por onde se aprseentam compondo os shows junto com o Kundun.

"A nossa auto-estima está em alta. Estamos fazendo coisas que jamais imaginávamos fazer. Passei de fã da minha filha que é percussionista do Kundun para brilhar nos palcos. Isso é excelente", comenta Ana Kinileh Alves de Oliveira.

Aliado ao trabalho cultural as mulheres também desenvolvem atividades artesanais e de culinária que visam a geração de renda.

"Dançamos, apoiamos nossos filhos, trabalhamos, corremos atrás de renda e somos felizes", diz Jaíra Aluany Marques que possui os três filhos no Kundun. O esposo, Erondi Gani Marques também integra o Kundun. "Agora meu primeiro neto vai nascer e já dançou com mãe no Teatro Guaíra e vai estar no Kundun", comemora Jaira Aluany.

A bailarina Vanessa Nayan Marques está no nono mês de gravidez.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo