22/08/2023
Política

Mulheres exercem cidadania através dos Clubes de Mães

imagem-18614

Por Rodrigo Mello- Criado para proporcionar momentos de descontração e integração, atualmente os Clubes de Mães de Mangueirinha acabaram se tornando em um espaço também para o exercício da cidadania. São 56 clubes que congregam mais de 900 mulheres. A maioria delas são donas de casas e agricultoras, que além de desenvolverem uma atividade como artesanato, tricô, biscuit e panificação, também recebem palestras motivacionais e de auto- estima. Segundo a coordenadora dos clubes, Eidelzira Ferreira Mueller, as reuniões acontecem uma vez por mês, quando elas se encontram para bater papo e participar de jogos de integração. “Geralmente os cursos duram de 20 a 30 horas. Elas escolhem quantas horas por dia e quais os dias que farão o curso”, explica.
O curso de panificação é o mais escolhido por elas. Segundo a coordenadora por uma razão simples. “Elas aproveitam à venda de pães, bolos e tortas para ganhar um dinheiro a mais, que vai ajudar no fechamento das contas no final do mês”, declara.
Para agricultora Delmira Tubin, 54 anos, sócia do clube Unidas Venceremos, da comunidade Itá I, os clubes são importante porque vem ao encontro com a necessidade das mulheres da comunidade. “É importante para nós possamos conseguir os cursos que nos ajudam muito. Estamos muito contentes porque já está prevista uma palestra para o próximo sábado dia 17”, afirma ao comentar sobre uma atividade de intervenção, que esta sendo realizada pelo curso de Pedagogia da Faculdade Unilagos, que recentemente abriu um curso de Extensão para a comunidade.

Manutenção
Anteriormente as atividades dos Clubes eram mantidas por uma instituição, extinta no final de 2008, por problemas administrativos. Apartir de 2009, quando a atual administração assumiu, a manutenção das atividades passou a ser feita pelo departamento de Assistência Social. “Esta manutenção visa incentivar as mulheres a estarem se aperfeiçoando através dos cursos. Ao final de cada curso nós instigamos elas a participarem da Associação das Artesãs de Mangueirinha (Artemangue), onde partir da venda dos produtos produzidos, elas conseguem obter uma renda extra”, afirma a chefe do departamento, a primeira dama Fabiana Denardin.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo