A iniciativa de duas mulheres está mudando a vida de outras no município de Pinhão. Além da autoestima, da qualificação profissional, elas estão se tornando microempreendedoras e assegurando renda complementar no fim de cada mês.
De acordo com a chefe de gabinete da prefeitura, Vilma Ferreira Kitcki, idealizadora do projeto ‘Felicidade em Produção’, são mais de 20 mulheres. Assim, Vilma e a empresária Zeneida de Matos, atuam em dois bairros da cidade. “Nosso projeto é no bairro Dois irmãos e na Invernadinha”.
Conforme Vilma, da totalidade, 15 mulheres atuam no centro de produção e transformam tecidos jeans em bolsas, mochilas e ‘estopas’ para utilização em oficinas mecânicas.
De acordo com Zeneida, o artesanato, o corte e costura reaproveitam o jeans que seria descartado. “Aqui nada se perde”. A empresária observa também que o projeto contribui ainda com o meio ambiente. “Com certeza esse material seria descartado de forma incorreta”.
PARCERIA
Segundo Vilma, o trabalho conta com a parceria da Associação de Moradores e da prefeitura. “Vamos passar a produzir sacolas para a Feira da Agricultura Familiar”. Porém, as primeiras bolsas que serão utilizadas para a coleta de material reciclável já foram entregues.
Para Valter Israel, secretário de Meio Ambiente Urbanismo e Habitação, apoiar esse projeto gera resultados importantes para o meio ambiente e para a geração de renda. “Sabemos que infelizmente grande parte deste jeans seria jogado fora, mas estando aqui, eles são reaproveitados e ainda se transformam em fonte renda para várias famílias”.
O Prefeito Odir Gotardo elogiou a qualidade dos produtos confeccionados e destacou fatores econômicos e ambientais ligados ao projeto.
“Apoiar Felicidade em Produção é incentivar mais uma iniciativa de geração renda. Além de contribuir com o meio ambiente ao reutilizar uma matéria prima que seria descartada. Os produtos estão ficando de primeira qualidade”.
Leia outras notícias no Portal RSN.