22/08/2023



Geral

Mulheres invadem o Senadinho

imagem-95723

Cristina Esteche

As mulheres de Guarapuava são mesmo ousadas e chegaram ao cúmulo de invadir uma tradicional confraria essencialmente masculina, ganhando uma noite só para elas.

Quem mora em Guarapuava conhece, ou já ouviu falar no Senadinho. Localizado ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Joaquim Prestes, o Joaquinzão, o local criado há mais de 35 anos, sempre foi ponto de encontro masculino. Uma espécie do “Clube do Bolinha”. Mulher? Nem mesmo na porta de entrada.

Porém, na última quinta (16) elas ocuparam o espaço e saborearam um buffet de sopa, regado a muita conversa, encontro de amigas e som ao vivo.

 Bento Rodrigues

Para o proprietário do local, Bento Luiz Rodrigues, a ideia da noite foi da sua esposa, Isabel Bastos Pupo. “As mulheres estão num nível superior, reivindicando espaços e seria retrogrado o Senadinho não acompanhar essa evolução”.Outro motivo é o financeiro. De acordo  com Bento, quando ele comprou o Senadinho há cerca de dez anos, quando o fundador Carlos Mussio faleceu,  com o decorrer do tempo, antigos frequentadores deixaram de participar. “Nós tinhamos aqui o Esteche [João Augusto], o Cleimir, o Álvaro da Farmácia, o Cássio do Sesc, o Hermes Kaminski e tantos outros, entre artistas, empresários, políticos,  tivemos muita cultura aqui dentro, muita música, muitos debates politicos. A gente discutia a vida da cidade. Mas muitos faleceram, outros ficaram doentes e muitos deixaram de vir achando que eu estava ganhando muito dinheiro. Isso não é verdade. Aqui não se ganha dinheiro, se ganha cultura”.

E é justamente para seguir nessa linha que o Senadinho agora está aberto às mulheres uma vez por mês. 

Isabel e Bento ainda não sabem se vão recuperar a confraria em sua autencidade, com seus senadores, presidente, orador, mas a ideia é de que as mulheres também tenham o seu espaço num universo até então radicalmente masculino.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo